SINOPSE
Um bebê escapa de seu assassino e encontra abrigo num cemitério. Lá, será criado por fantasmas e aprenderá sobre a vida com os mortos, seus melhores amigos. Enquanto ele cresce entre lápides e capelas mortuárias, o perigo continua rondando do lado de fora. A mesma lâmina que matou seus pais e sua irmã espera ansiosa para terminar sua tarefa.
Mas o garoto, conhecido como Ninguém, não está sozinho. Ele tem um guardião que não pertence nem ao mundo dos vivos, nem ao dos mortos; uma legião de amigos que muitas vezes só ele pode ver e ouvir, mas que podem assombrar seus inimigos; conhece os truques e os feitiços de seres de outros mundos, pode sumir e invadir sonhos.
Neil Gaiman consegue prender a atenção do leitor e causar arrepios, ao mesmo tempo em que tece uma trama tocante sobre amizade, lealdade e amadurecimento. A aventura mais perigosa do jovem herói, como a de todos nós, é sobreviver.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Minha resenha pode se resumir em apenas uma frase: O Livro do Cemitério é um dos livros mais fofos que já li na minha vida! ♥
A história já começa com assassinatos. Uma família é morta dentro de sua própria casa, mas há um sobrevivente: um bebê muito esperto e curioso que foge de casa e vai parar em frente a um cemitério. Os fantasmas, percebendo o perigo - o assassino queria muito terminar o serviço e já estava seguindo os passos do garoto -, resolvem protegê-lo. Ali ele ganha pais adotivos; um guardião sombrio, mas igualmente protetor; vários amigos de outras eras e um nome muito curioso: Ninguém Owens.
- Ele só se parece consigo mesmo - disse a sra. Owens com firmeza. - Ninguém é parecido com ele.- Então se chamará Ninguém - disse Silas. - Ninguém Owens. (p.33)
A partir daí, Ninguém passa a morar no cemitério e não tem permissão para sair de lá. Enquanto cresce entre lápides e fantasmas e aprende diversos truques, tais como invadir sonhos e sumir, o assassino de sua família continua a sua procura e parece estar muito mais próximo do seu alvo do que imagina. Nin (apelido de Ninguém) não está seguro!
O Livro do Cemitério já me conquistou na primeira página e não me decepcionei em me jogar de cabeça na leitura. Nin é um protagonista muito carismático e esperto. Todos os personagens do livro têm o seu valor, até mesmo aqueles fantasmas que não esperam uma segunda chance para contar uma boa história.
A amizade é um tema muito presente na história e o amadurecimento de Nin é perceptível e notável. A aventura final ocorre de maneira frenética, mas foi bom para dar uma agitada na história. Gostei muito do enredo. Livro mais do que recomendado para todas as idades! hehe :)
Obs.: eu sempre tenho dificuldade para resenhar livros favoritos, mil perdões! :'( #xatiada
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: O Livro do Cemitério
Autor(a): Neil Gaiman / ilustrações de Dave McKean
Ano da edição lida: 2010
Editora: Rocco
Páginas: 336
Classificação: ✯✯✯✯✯
Nenhum comentário:
Postar um comentário