quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Resenha | A estrela que nunca vai se apagar, de Esther Earl (com Lori e Wayne Earl)

 
SINOPSE
A estrela que nunca vai se apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez online e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas familiares. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente, sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won't Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


Só posso dizer uma coisa: encerrei minhas leituras de 2015 com chave de ouro! ♥

Esther Grace Earl faleceu em 25 de agosto de 2010, pouco tempo depois de completar 16 anos. Descobriu o câncer da tireoide em 2006, aos 12 anos, enquanto ainda morava na França. Durante todo o tratamento, ela sabia que ia morrer por causa da doença, mas nem mesmo isso abalou o seu otimismo, o amor que ela sentia pelas pessoas e a sua vontade de fazer a diferença no mundo.

O livro contém diversas passagens de seu diário pessoal e essa leitura foi uma experiência muito marcante para mim. Ela não queria se fazer de vítima, mas se magoava com muita facilidade, afinal, estava muito sensível. Ela não queria dar trabalho para as pessoas ao seu redor, mas reconhecia suas limitações e tentava sempre dar o melhor de si. Relatava problemas comuns a pré-adolescentes e falava sobre morte com muita naturalidade. Era sincero e real! Acredito que o papel de seus familiares, sobretudo seus pais, e amigos foi muito importante para que ela aproveitasse da melhor forma possível todos os seus dias.

Através da Nerdfighteria, Esther conheceu a grande parte de seus amigos virtuais. Ela fazia parte de um grupo chamado Catitude, e ali todos os membros se ajudavam mutuamente, servindo como fonte de conforto para qualquer um que precisasse. No livro há depoimentos de alguns membros do grupo, todos ressaltando a facilidade com que Esther amava e acolhia as pessoas.

Esther conheceu John Green em 2009, numa conferência sobre Harry Potter, e se tornaram muito amigos. Embora ela o tenha inspirado a escrever A culpa é das estrelas (resenha AQUI), Hazel Grace - a protagonista - NÃO É Esther. A introdução de A estrela que nunca vai se apagar foi escrita por ele e me comoveu demais.

Para concluir: mesmo com câncer e seus infinitos efeitos colaterais e mesmo sabendo que isso a mataria mais cedo ou mais tarde, Esther era uma garota sincera, criativa, possuía um humor inteligente e irônico e, principalmente, tinha uma facilidade incrível para amar e demonstrar esse amor. As cartinhas que ela escrevia para os pais são simplesmente sensacionais. Páginas e mais páginas de amor sincero. Ela nos mostra que é possível viver - no sentido mais completo da palavra -, mesmo quando as situações são adversas.

Gostei demais do livro, mesmo tendo um olho nas minhas lágrimas! hehe... ♥

Canal da Esther no YouTube: https://www.youtube.com/user/cookie4monster4

Até a próxima, pessoal!


Informações gerais
Título da obra: A estrela que nunca vai se apagar: a vida e as palavras de Esther Grace Earl
Autor(a): Esther Earl (com Lori e Wayne Earl)
Ano da edição lida: 2014
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Classificação: ✯✯✯✯ ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário