SINOPSE
O personagem que dá título ao livro é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 11 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
David Ullman, nosso protagonista, é um professor universitário especialista em mitologia e narrativa religiosa, cujo principal objeto de estudo é a obra Paraíso Perdido, de John Milton. Apesar de falar muito sobre religião e, principalmente, sobre o Diabo, ele é um cético. Sofre de melancolia crônica, assim como sua filha Tess, de apenas 11 anos:
"Nunca consegui entender do que você tem tanto medo, mas há algo em você que o encurralou de tal forma que você nem percebe [...]." (p.41)
Essa mente perturbada confere mais tensão e emoção à obra. Ele vê sua vida virar de cabeça para baixo quando resolve aceitar um convite para presenciar um fenômeno em Veneza. Quem o contratou o chamou de demonologista e quer sua opinião especializada no assunto. Já dá para imaginar o que vai acontecer, né? O fato é que sua filha foi capturada pelo Inominável e cabe a ele tentar salvá-la do Inferno em um curtíssimo espaço de tempo.
É a partir daí que Ullman se lança numa frenética jornada para descobrir onde e com quem sua filha está. Para isso, ele precisa se utilizar de todo o conhecimento que possui sobra a obra Paraíso Perdido, já citada anteriormente. E foi aí que encontrei alguns problemas, que são:
1. A obra de John Milton é citada exaustivamente nesse livro. No começo, as referências eram bem interessantes, mas depois eu já nem queria mais ouvir falar nessa obra.
2. Eu nunca vi alguém viajar tanto e tão rápido. Ele provavelmente atravessou o país (EUA) num espaço curtíssimo de tempo. Impressionante!
3. O final foi totalmente decepcionante.
Mas o livro não é só problema, gente! As partes em que o demônio aparecia eram bem tensas e perturbadoras. Tem uma passagem nessa obra que é de arrepiar os cabelos! Quase vale por todo o livro. Eu também gostei do protagonista, embora ele não fosse lá muito carismático. Acredito que a missão dele era tão difícil que me compadeci. Eu só senti falta de uma abordagem mais detalhada sobre a filha dele, Tess. Na minha humilde opinião, ela era a personagem mais interessante.
Sobre o final, eu esperava alguma coisa mais elaborada. Meu único pensamento ao fechar o livro foi: "é sério que passamos por tudo isso para chegar nisso???". Eu nem sei o que eu realmente esperava, mas não era aquilo, definitivamente. Peço perdão por não poder entrar em detalhes, mas posso dar spoilers seríssimos se eu fizer isso. :(
Resumindo: não é nenhuma obra-prima, mas ela tem lá os seus méritos. Está longe de figurar entre os melhores livros que li em 2015, mas eu gostei de lê-lo.
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: O Demonologista
Autor(a): Andrew Pyper
Ano da edição lida: 2015
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Classificação: ✯✯✯✯✯
Nenhum comentário:
Postar um comentário