segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Resenha | Três ratos cegos e outros contos, de Agatha Christie


SINOPSE
Nos nove contos reunidos neste livro, Agatha Christie dá as pistas de por que ela fascina gerações de leitores ao redor de todo o mundo. Publicado pela primeira vez em 1950, o livro é uma preciosa amostra do estilo da autora, com sua precisa caracterização das personagens, indícios sendo displicentemente deixados para que o leitor se confunda e a presença marcante de seus mais queridos protagonistas: o excêntrico detetive belga Hercule Poirot e a simpática velhota miss Jane Marple.
O conjunto das histórias pode ser lido como uma espécie de mostruário das diversas facetas com as quais Agatha consegue trabalhar. Se em “Uma estranha charada” a resolução do enigma pode levar a uma misteriosa fortuna, em “Os detetives amorosos” vemos um caso de paixão arrebatadora.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬



Uma sombra passou pela janela, e ela saltou - um estranho estava chegando através da neve. Ela ouviu o rangido da porta lateral. O estranho ficou parado na passagem aberta, sacudindo a neve da roupa. Era um homem estranho, entrando na casa vazia. (Três ratos cegos, posição 117)

- Muito sábio da parte dele - disse Miss Marple. - A depravação da natureza humana é inacreditável. (Uma estranha charada, posição 1238)

Três ratos cegos e outros contos é, como o próprio nome já sugere, um livro de contos (brilhante comentário esse meu!). Aqui temos Miss Marple, Hercule Poirot e outros 'investigadores'. Os títulos presentes no livro, são:

1. Três ratos cegos (Outros)
2. Uma estranha charada (Miss Marple)
3. O crime da fita métrica (Miss Marple)
4. O caso da empregada perfeita (Miss Marple)
5. O mistério da caseira (Miss Marple)
6. O apartamento do terceiro andar (Hercule Poirot)
7. A aventura de Johnnie Waverly (Hercule Poirot)
8. Vinte e quatro melros (Hercule Poiroit)
9. Os detetives do amor (Outros)

Destes, os meus preferidos foram Três ratos cegos, O apartamento do terceiro andar e A aventura de Johnnie Waverly. Infelizmente, eu já tinha lido recentemente todos os contos de Miss Marple (que estão presentes no livro Os últimos casos de Miss Marple), portanto, minha experiência com essa obra não foi tão proveitosa quanto eu gostaria. Tirando essa pequena inconveniência, Três ratos cegos e outros contos é um livro muito rápido de ser lido e algumas histórias são interessantes, prendem a nossa atenção. Agatha Christie não precisa de muitas páginas para colocar suspense e muitas dúvidas em nossa cabeça, seja com histórias simples ou complexas. O conto que dá título ao livro é ótimo!!!

Embora eu tenha gostado da leitura, acredito que a autora possua coletâneas de contos melhores do que essa. O livro vale a pena principalmente por causa do primeiro conto - Três ratos cegos - que, como já comentei anteriormente, é muito bom; há um clima de tensão e suspense que deixa o leitor o tempo todo alarmado. Para quem quer ter um breve contato com os textos dela antes de se aventurar pelos seus romances mais complexos, essa obra pode ser uma boa opção.

Até a próxima, pessoal!


Informações gerais
Título da obra: Três ratos cegos e outros contos
Autor(a): Agatha Christie
Ano da edição lida: 2014
Editora: Globo Livros
Páginas: 272
Classificação: ✯✯✯

Nenhum comentário:

Postar um comentário