ATENÇÃO!
CONTÉM SPOILERS DO LIVRO JURASSIC PARK!
SINOPSE
Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas - além de certos "pequenos clandestinos" - devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
- Na verdade - respondeu Malcolm -, o comportamento está sempre mudando, o tempo todo. Nosso planeta é um ambiente dinâmico e ativo. O clima está mudando. A terra está mudando. Os continentes vagam. Oceanos sobem e descem. Montanhas se elevam e se acabam pela erosão. Os melhores organismos são aqueles que podem se adaptar com mais rapidez. Por isso é difícil ver como uma catástrofe que produz uma grande mudança poderia causar a extinção, já que, de qualquer forma, tanta mudança ocorre o tempo todo. (p.242)
Eu estava muito ansiosa para ler esse livro! Eu nem fazia ideia que o segundo filme da franquia Jurassic Park tinha sido baseado nele
Na trama, Richard Levine, um cientista milionário, mimado e determinado, suspeita que exista um mundo perdido em algum lugar na Costa Rica. Esse mundo perdido seria, na verdade, um local não atingido pela extinção, no qual ainda seria possível encontrar criaturas supostamente desaparecidas há muito tempo. Sua desconfiança encontra fortes indícios quando desaparecimentos ocorrem no país e, principalmente, quando carcaças de animais desconhecidos aparecem por lá. Todos esses fatos são cuidadosamente abafados pelo governo costa-riquenho. Levine tenta convencer Malcolm a acompanhá-lo nessa jornada. O matemático se nega a princípio, mas depois sua curiosidade o vence. Ele sabe, no fundo, que não se trata de um mundo perdido, e sim de mais uma obra da InGen (que, obviamente, não deu certo).
A aventura realmente começa quando Levine resolve explorar o local por conta própria e acaba em sérios apuros. Malcolm e toda uma equipe (incluindo duas crianças, Arby e Kelly) precisam se virar para descobrir em qual ilha da Costa Rica ele está. Ao chegarem lá, precisam enfrentar dinossauros perigosíssimos e ainda lidar com certos intrusos.
Essa ilha era utilizada pela InGen para produzir os dinossauros. Era uma verdadeira linha de produção! Os animais ficavam ali por um período e depois eram transferidos para o Jurassic Park, na Isla Nublar. O local não foi abandonado só por causa dos fatos do primeiro livro; muitas outras coisas aconteceram por lá, mas não quero dar spoilers.
Esse livro foca especialmente na questão da extinção dos seres vivos - o que a causa, quais são suas consequências. É uma verdadeira aula de ciência, com muitas explicações teóricas/científicas, mas não achei que isso tornou o livro entediante; muito pelo contrário, as considerações foram muito relevantes e pertinentes. Tanto este livro quanto o primeiro, Jurassic Park, foram exaustivamente marcados com post-it pela minha pessoa! :D
Um ponto extremamente positivo foi o papel de Sarah Harding na trama. Ela é uma mulher inteligente, forte e determinada, que já sofreu muito com o machismo presente na ciência. No fim, ela basicamente salva o dia. Ian Malcolm me pareceu mais ranzinza nesse livro, mas até entendo, coitado! Ele passou por vários perrengues no primeiro livro e suas reticências são compreensíveis. Gostei muito das crianças, muitas pessoas acharam que eles não fariam falta ao enredo, mas eu não penso assim: os dois provaram sua utilidade em muitos momentos.
Enfim, é um livro com muitas explicações científicas, mas que ainda assim conserva uma dose apropriada de ação. E tem muito dinossauro, que é a parte principal! :D
Recomendo a leitura!
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: O Mundo Perdido
Autor(a): Michael Crichton
Ano da edição lida: 2016
Editora: Aleph
Páginas: 488
Classificação: ✯✯✯✯✯
Título da obra: O Mundo Perdido
Autor(a): Michael Crichton
Ano da edição lida: 2016
Editora: Aleph
Páginas: 488
Classificação: ✯✯✯✯✯
Você já leu esse livro até o fim? Se sim, meus parabéns...
ResponderExcluirEu fiquei surpreso em perceber que a InGen alimentou os carnívoros com extrato moído de ovelha que continha príons e esses agentes irem dizimar os dinossauros de Isla Sorna... ela não vai sobreviver, isso é improvável.