segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Resenha | O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman


SINOPSE
Sussex, Inglaterra. Um homem de meia-idade volta à casa onde passou a infância para um funeral. Embora a construção não seja mais a mesma, ele é atraído para a fazenda no fim da estrada onde, aos sete anos, conheceu uma garota extraordinária, Lettie Hempstock, que morava com a mãe e a avó. Ele não pensava em Lettie há décadas, mas mesmo assim, ao se sentar à beira do lago (o mesmo a que ela se referia como um oceano) nos fundos da velha fazenda, o passado esquecido volta de repente. E é um passado estranho demais, assustador demais, perigoso demais para ter acontecido de verdade, especialmente com um menino.
Quarenta anos antes, um homem cometeu suicídio dentro de um carro roubado no fim da estrada que dava na fazenda. Sua morte foi o estopim, com consequências inimagináveis. A escuridão foi despertada, algo estranho e incompreensível para uma criança. E Lettie - com sua magia, amizade e a sabedoria digna de alguém com muito mais de onze anos - prometeu protegê-lo, não importava o que acontecesse.
O oceano no fim do caminho demonstra um raro entendimento daquilo que nos torna humanos e mostra o poder que as histórias têm de revelar e, ao mesmo tempo, de nos proteger dos perigos dentro e fora de nós. É uma fábula emocionante, assustadora e melancólica. Um convite a repensar a escuridão que espreita as memórias da infância.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


Meu primeiro contato com Neil Gaiman foi através d'O Livro do Cemitério. Se você leu a resenha, sabe que gostei muito da obra. Mas mesmo antes de conhecer o seu trabalho, eu já tinha muita vontade de ler O oceano no fim do caminho, principalmente pelo fato de que li muitas resenhas mencionando o fato de que a história continha mistérios e uma boa dose de fantasia. Além disso, achei a capa muito bonita - e meio sombria - e o título me despertou curiosidade.

O livro é narrado em primeira pessoa. O protagonista já é adulto e, ao visitar o local onde morou durante sua infância, revisita suas memórias daquela época. Ele tinha apenas sete anos quando tudo aconteceu. Um homem cometeu suicídio no final da estrada que dava para a fazenda das Hempstock (fim do caminho, han? hehe) e, a partir deste momento, seres sobrenaturais "ganham" vida.

Nosso protagonista (versão criança) sofre diretamente com as consequências desse suicídio e sentimos junto com ele toda a tensão e estranheza dos acontecimentos. No meio dessa confusão, ele conhece Lettie Hempstock, uma garota de 11 anos muito sábia e amiga. Ela mora com a mãe e a avó na fazenda que fica no fim do caminho e são as três personagens mais adoráveis de todo o livro! ♥ Queria ter conhecido um pouco mais sobre a história de vida delas.

E é essa amizade e confiança que permeia todo o livro e o deixa menos sombrio, que nos dá esperanças de que tudo pode acabar bem (se vai mesmo acabar bem eu já não sei, não posso dar spoilers :p). Através da narrativa muito bem construída, podemos realmente rememorar todos aqueles acontecimentos junto com o protagonista. Ainda há muito daquela criança em sua versão adulta. O livro é curtinho, tem apenas 208 páginas, mas sua profundidade é impressionante! Quero conhecer muitas outras obras do autor.

Recomendo muito o livro! :)

Até a próxima, pessoal.


Informações gerais
Título da obra: O oceano no fim do caminho
Autor(a): Neil Gaiman
Ano da edição lida: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Classificação: ✯✯✯

Nenhum comentário:

Postar um comentário