sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Resenha | A Dança da Morte, de Stephen King



SINOPSE
Após um erro de computador no Departamento de Defesa, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge é um árido lugar, privado de suas instituições e esvaziado de 99% de sua população. Um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados - ou são escolhidos por eles. Onde os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abagail, com seus 108 anos de idade, e os piores pesadelos do mal estão incorporados em um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro.
Valendo-se da imaginação sem limites que caracteriza sua obra, King criou uma história épica sobre o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal. Com sua complexidade moral, seu ritmo eletrizante e suas incríveis profundidade e variedade de personagens, A dança da morte merece um lugar entre os clássicos da literatura popular contemporânea.
___________________________________________________________________


E a gente começa o ano como? Lendo um belo calhamaço do mestre Stephen King!!! Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, principalmente porque muitos fãs o autor comentam que esse é o melhor livro dele. Como finalmente perdi a preguiça de ler livros grandes, resolvi encará-lo logo no começo do ano. Foram 24 dias de uma leitura apaixonante e até agora sinto falta da trama e dos personagens. Sem mais delongas, vamos aos fatos...

O livro é dividido em três partes. Na primeira, acompanhamos a transmissão do vírus da "supergripe" por todos os Estados Unidos após uma falha de segurança no Departamento de Defesa, provocando a morte de 99% da população. Na segunda parte, os sobreviventes partem em busca de seus pares remanescentes; é nesse momento que percebemos uma divisão entre "bem" e "mal". Na terceira parte há o desfecho do conflito entre esses dois lados.

Sobre construção de personagens, não tenho nem o que falar, Stephen King é mestre nesse assunto. Ele contextualiza e descreve tão bem seus personagens que chega a ser sacanagem. Sem contar que ele sabe muito bem como nos fazer odiar determinadas pessoas. Aliás, Randall Flagg é o legítimo vilão da porr@!! É impressionante como ele manipula sutilmente aqueles que considera importantes para seus planos e como os descarta facilmente quando não lhe servem mais. Chocante de tão cruel. Mas devo dizer que meu personagem favorito de todos é o Kojak, o catioro mais fofo, fiel e prestativo desse universo literário!! ♥ Minha única crítica em relação aos personagens tem a ver com a representação feminina. Tirando Mãe Abagail, que é a senhora suprema da Terra (kkkkkkk), as mulheres desse livro são muito "fracas": choronas, dependentes dos homens, cheias do famoso mimimi. Toda a aventura acontece para os personagens masculinos, o que é uma pena. Stephen King poderia ter feito muito melhor... :'(

Quanto à narrativa, muitos leitores alegam que a trama é bem lenta, com muita enrolação, principalmente na primeira parte. Honestamente, tirando a questão das personagens femininas, eu não mudaria uma vírgula sequer nesse livro. Achei muito interessante acompanhar a evolução do vírus, como cada contato breve e casual era capaz de transmitir a doença para cada vez mais pessoas e como isso matou 99% da população tão rápido. Além disso, foi muito relevante e enriquecedor para a história acompanhar a jornada dos sobreviventes em busca de mais pessoas e suas tentativas de retomar a sociedade (aliás, os discursos de Glen Bateman, o sociólogo, eram ótimos). Cada ponto levantado na obra, por mais simples que fosse, foi muito bem amarrado no final. Muito importante perceber como cada decisão, aparentemente insignificante, que uma pessoa toma num local afeta diretamente outro (às vezes de maneira drástica).

Eu achei esse livro incrível!! Estou no time que acha que essa é, sim, a melhor obra de Stephen King (não que eu tenha lido muitas até o momento, mas tudo bem). Recomendo fortemente a leitura, não tenham medo do tamanho. Vale cada página!

Até a próxima!
___________________________________________________________________


INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: A Dança da Morte
Autor(a): Stephen King
Ano da edição lida: 2013 
Editora: Suma de Letras
Páginas: 1248
Classificação: ✯✯ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário