segunda-feira, 18 de maio de 2015

Resenha | Serial Killers: Made in Brazil, de Ilana Casoy

Sinopse:

Em Serial Killers: made in Brazil, Ilana Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal.

Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febrônio Índio do Brasil (O Filho da Luz), Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi). Um dossiê completo do mal que também habita a nossa Terra Brasilis.


Assim como em Serial killers: louco ou cruel?, cuja resenha você pode conferir AQUI, Ilana Casoy não poupa detalhes. Por um lado, isso evita que fiquemos com uma visão superficial e, por vezes, errônea dos fatos; por outro lado, no entanto, tal nível de detalhamento choca, causa muito estranhamento e nos faz questionar até que ponto um ser humano pode chegar.

Não vou me estender nesta resenha, pois muito do que eu teria a dizer já foi contemplado no texto do livro mencionado e linkado no parágrafo anterior. Em Serial killers: made in Brazil, como o próprio título já sugere, são relatadas sete histórias de assassinos em série brasileiros, desde a década de 20 (Preto Amaral) até os dias 'atuais' (Pedrinho Matador).

Alguns assassinos foram entrevistados pela própria Casoy e por outros profissionais, cujas entrevistas encontram-se transcritas no livro. A que mais me chocou e causou mal-estar físico foi a de Marcelo Costa de Andrade, o Vampiro de Niterói. A frieza impressa em cada uma de suas memórias dá medo, gela a alma, impressiona e marca o leitor de maneira inimaginável - ele se lembra de cada mínimo detalhe dos abusos sexuais e dos assassinatos infringidos a treze crianças, todos meninos, de cinco a treze anos de idade.

Assim como no livro anterior da autora, a narrativa flui bem, apesar do conteúdo sombrio. Ela escreve de uma maneira completamente acessível para quem não tem conhecimento técnico e específico sobre o assunto. Para quem tem curiosidade sobre o tema, vale muito a pena! Só é preciso um estômago forte, porque é tenso...

Em anexo há informações complementares sobre alguns dos serial killers mencionados. Há laudos clínicos e exame psiquiátrico. É um conteúdo extra muito interessante, mas alguns trechos podem causar estranhamento e até mesmo irritar o leitor, pois digamos que o português da década de 20 era bem diferente do português que conhecemos hoje, hehe...

LIVRO RECOMENDADO! :)

Abraços e até a próxima!


Informações gerais 
Título da obra: Serial killers: made in Brazil
Autor: Ilana Casoy
Ano da edição lida: 2014
Editora: DarkSide Books
Páginas: 360
Classificação no Skoob: ✯✯✯

Nenhum comentário:

Postar um comentário