SINOPSE
No dia 13 de novembro de 1974, a polícia do condado de Suffolk foi surpreendida por um crime brutal que chocou os EUA e se tornou assunto em todo o mundo envolvendo a pacata família Defeo. Alguns dias depois do ocorrido, Ronald Defeo Jr. admitiu ter matado seus pais e quatro irmãos com tiros nas costas, alegando ter sido influenciado por vozes que ouvia dentro de sua cabeça. O crime chocou a população, que começou a tecer teorias; algumas pessoas estranhavam o fato de que todas as vítimas foram encontradas de bruços, outras questionavam como nenhuma delas acordou com os barulhos dos tiros. Não demorou muito para a casa ser considerada mal-assombrada, virando inclusive objeto de estudo dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren.
Treze meses depois da chacina, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos.
Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Para mim, o que existe aqui, seja lá o que for, é com certeza de natureza negativa. Não tem nenhuma relação com alguém que em outras vidas caminhou na terra em forma humana. É algo que vem das entranhas da terra.
- Lorraine Warren (p.228)
Antes de pegar Amityville para ler, eu tinha ouvido algumas críticas negativas sobre ele que chegaram a me deixar um pouco preocupada, mas fico feliz que isso não tenha me impedido de realizar sua leitura. Eu simplesmente ADOREI esse livro, virou um dos meus favoritos de 2016. Vamos aos fatos:
Em busca da casa dos sonhos para sua família, George e Kathleen Lutz se deparam com a belíssima construção de número 112 da Ocean Avenue, em Amityville, cujo preço estava uma pechincha, um valor bem abaixo do mercado. Foram informados de que o imóvel havia pertencido aos DeFeo e que ali havia ocorrido, em novembro de 1974, uma terrível chacina: Ronald DeFeo Jr. assassinou a tiros seus pais e seus irmãos. Mesmo sabendo de todos os aspectos estranhos desse caso, dentre eles o fato de que todas as vítimas foram encontradas de bruços, de que ninguém ouviu os tiros e de que o assassino teria sido, supostamente, orientado por vozes em sua cabeça, os Lutz resolveram adquirir a casa e se mudaram para lá em dezembro de 1975, só para fugirem desesperados 28 dias depois, completamente aterrorizados por uma série de acontecimentos estranhos que vivenciaram no local.
Amityville é baseado em fatos reais e foi construído a partir das experiências paranormais relatadas pela família. Não vou entrar em detalhes sobre as coisas que acontecem na casa, pois posso estragar a experiência de leitura daqueles que um dia pretendem ler o livro, mas uma coisa é certa: dá medo! Não é aquele medo que você sente quando vê uma cena chocante num filme de terror - aquele susto que é jogado na sua cara, é uma sensação bem mais sutil e, no meu caso, bem eficiente. A apresentação dos fatos foi tão bem construída que me envolveu completamente na trama; quando eu menos esperava, estava assustada com qualquer barulho ao meu redor e cheguei até mesmo a ter "pesadelos" com o livro. Achei sensacional (a louca! mas eu já disse em outras postagens que sou facilmente impressionável)!
Além de nos mostrar o que acontece com os Lutz, a obra apresenta também os fatos que perturbam o padre Mancuso, amigo da família que foi chamado para abençoar a casa no primeiro dia da mudança. Após ouvir uma voz, durante o ritual de benção, que o expulsava da casa, uma série de coisas estranhas também o afligem. É perturbador.
O livro possui plantas da casa, que nos auxiliam na identificação, localização e visualização dos ambientes, especialmente aqueles mais problemáticos. Se tudo o que foi relatado é realmente verdade, não tenho ideia, mas Amityville poderia facilmente se passar por um livro de ficção (e das boas!). A narração é fluida e objetiva e a atmosfera é bem sombria. Sem dúvidas, é uma obra excelente. Recomendo muito a leitura!
Caso você conheça mais livros nesse estilo, sinta-se à vontade para me indicar nos comentários! :)
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: Amityville
Autor(a): Jay Anson
Ano da edição lida: 2016
Editora: DarkSide Books
Páginas: 240
Classificação: ✯✯✯✯✯
Título da obra: Amityville
Autor(a): Jay Anson
Ano da edição lida: 2016
Editora: DarkSide Books
Páginas: 240
Classificação: ✯✯✯✯✯
Nenhum comentário:
Postar um comentário