SINOPSE
Jeremy Thorn e sua esposa, Katherine, recebem na maternidade a notícia de que seu filho nasceu morto, e são induzidos pelo padre Spilletto a adotar um menino cuja mãe havia morrido no parto.
Damien, a criança adotada, é na verdade o Anticristo profetizado pela Bíblia, e tudo faz parte da trama de um grupo que tem pacto com o Diabo.
Começa a ter lugar uma série de estranhos "acidentes" fatais envolvendo a vida dos Thorn. Todo esse terror inexplicável se concentra em torno de seu filho Damien... e de seu estigma maligno.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é Seiscentos e Sessenta e Seis. (O Livro do Apocalipse)
Às vezes eu sou tão desinformada que nem sei como sobrevivo a esse mundo com novidades pululando a cada segundo. Digo isso porque eu nunca tinha ouvido falar desse livro, que é um clássico do horror pra começo de conversa, até que minha tia, muito gentilmente, me emprestasse ele junto com O Exorcista. Ainda bem que ela fez isso, porque eu achei esse livro muito bom.
A trama gira em torno de Jeremy e Katherine Thorn. Ele é um embaixador dos EUA no Reino Unido e ela é a esposa fragilizada pela depressão. O casal já havia tentado ter um filho por duas vezes, sem sucesso; na terceira, as expectativas estavam muito altas. O livro começa com Jeremy chegando à Roma, no Hospital Geral (Ospedale Generale), local em que o nascimento de seu filho estava ocorrendo. Ao pisar no hospital, entretanto, é informado de seu falecimento pelo Padre Spilletto, que o convence a adotar outra criança, cuja mãe morreu no parto. Essa criança, na realidade, é o Anticristo e tudo faz parte de uma armação, de um grandioso plano diabólico (literalmente).
Damien (o Anticristo em processo de crescimento) não tem uma participação muito ativa na história, ele basicamente fica lá parado, observando tudo, mas sua presença é muito marcante, confere um clima de extrema tensão. Depois que ele chega na casa, uma série de acontecimentos trágicos envolvendo a família Thorn começa a acontecer.
O que mais me impressionou nesse livro foi o fato de o autor não precisar de zilhões de páginas para contar uma excelente história. Apesar desta edição ser de 1976, não fiquei incomodada com a linguagem; a trama se desenvolve sem enrolação e a narração é fluida. Como eu disse anteriormente, Damien provoca muita tensão sem nem ao menos dizer ou fazer nada e isso torna tudo ainda mais interessante. Algumas cenas me deixaram realmente amedrontada e gostei muito das passagens explicando a vinda o Anticristo. Fiquei até com vontade de estudar a Bíblia, vejam só vocês!
É uma leitura muito relevante para o gênero literário do horror e eu recomendo demais essa história. Sinceramente, achei muito melhor do que O Exorcista! Para quem gosta desse tipo de livro, será uma experiência e tanto! ;D
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: A Profecia
Autor(a): David Seltzer
Ano da edição lida: 1976
Editora: Record
Páginas: 204
Classificação: ✯✯✯✯✯
Ano da edição lida: 1976
Editora: Record
Páginas: 204
Classificação: ✯✯✯✯✯
Nenhum comentário:
Postar um comentário