quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Resenha | A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr.

Sinopse: 

Prepare-se, leitor, porque este, infelizmente, não é um livro qualquer. Ele nos traz, de maneira chocante e até decepcionante, a dura realidade dos bastidores da política e do empresariado brasileiro, em conluio para roubar dinheiro público. Faz uma denúncia vigorosa do que foi chamada Era das Privatizações, instaurada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e por alguns de seus ministros e altos funcionários. Nomes imprevistos, até agora blindados pela aura da honestidade, surgirão manchados pela imprevista descoberta de seus malfeitos. Amaury Ribeiro Jr. faz um trabalho investigativo que começa de maneira assustadora, quando leva um tiro ao fazer reportagem sobre o narcotráfico e assassinato de adolescentes, na periferia de Brasília. Depois do trauma sofrido, refugia-se em Minas Gerais e começa a investigar uma rede de espionagem estimulada pelo ex-governador paulista José Serra, para desacreditar seu rival no PSDB, o ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao puxar o fio da meada, mergulha num novelo de proporções espantosas. 


Confesso que, apesar de gostar muito de política, não sou uma grande entendedora do assunto. Estranho, né? Fiquei muito curiosa para ler este livro justamente por causa do título, já que uma das grandes reclamações populares em relação ao governo FHC é justamente referente às privatizações.

Aliás, PRIVATARIA = PRIVATIZAÇÃO + PIRATARIA! Achei digno! Hehe... :D

No entanto, preciso dizer que fiquei um pouco decepcionada com o livro. Talvez eu tenha iniciado a leitura com muita expectativa. Quase sempre esta é uma estratégia ruim, pois as chances de você se frustrar são infinitamente maiores. Quais foram os pontos problemáticos, no meu entendimento? Vamos lá...

Em primeiro lugar, muito pouco se falou de privatização. A menos que eu tenha entendido o propósito do livro de maneira muito equivocada, me pareceu que o ponto principal da obra era este. No entanto, o assunto foi citado de maneira muito breve. Foi mais ou menos assim: então, privatizaram essa, aquela e mais uma outra empresa, que foi vendida por 2x (e hoje vale 200x) pelo fulano, cicrano e beltrano. Ah, tá. Mas, e aí? Como o nome do livro remetia muito a essa questão, eu esperava uma problematização bem maior.

Em segundo lugar, o autor mencionou/denunciou muitas falcatruas relacionadas à lavagem de dinheiro muito interessantes (muito mesmo!), mas a utilização de linguagem específica acabou por atrapalhar a compreensão da situação (para pessoas leigas como eu, claro). Por se tratar de um livro importantíssimo, a linguagem poderia ter sido simplificada (através de gráficos, figuras ou quaisquer outros artifícios para facilitar a visualização dos esquemas obscuros).

Em terceiro lugar, tive a impressão de que o autor se focou muito nos ataques a José Serra e esqueceu-se de outros aspectos que seriam de muito mais relevância para os leitores como, por exemplo, detalhar a questão das privatizações e facilitar o entendimento do esquema de lavagem de dinheiro (já mencionados anteriormente). Tivemos capítulos e mais capítulos de denúncias a parentes de José Serra que, sinceramente, não tornaram o livro mais interessante.

Em quarto (e último) lugar, os documentos que comprovavam todas as denúncias feitas pelo autor poderiam ter sido anexados ao final do livro, pois os conjuntos de provas ao final de cada capítulo deixaram a leitura muito pesada e cansativa.

Apesar de todos esses pontos, é um livro extremamente importante e que deveria ser lido por todos os brasileiros, até mesmo por aqueles que não gostam de política. Apesar da linguagem não ser a mais apropriada para leigos, conforme destacado anteriormente, dá para, pelo menos, pegar o ‘espírito da coisa’. Nada que uma reflexão em conjunto não ajude. ;)

É de extrema necessidade, principalmente nesta época de eleição, conhecer todos os pormenores dos bastidores políticos, pois o que mais tem é gente esperta fazendo promessas que não tem a menor intenção de cumprir só para ganhar votos.


VOTEM CONSCIENTES, GALERA! \o/ 


Informações gerais 
Título da obra: A privataria tucana 
Autor: Amaury Ribeiro Jr. 
Ano da edição lida: 2011 
Editora: Geração Editorial 
Páginas: 344 
Classificação no Skoob: ✯✯✯

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário