SINOPSE
Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo "grande peixe", uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.
___________________________________________________________________
Se não fosse por indicação de vários booktubers, talvez eu demorasse muito tempo para descobrir e até mesmo me interessar por esse livro. Como estava disponível no Kindle Unlimited, resolvi arriscar. Apesar de não ser uma obra "cinco estrelas", a trama é criativa e vale a pena conhecer. Além disso, é escrito por uma mulher e é produto nacional! :D
Como a sinopse já adianta, vamos acompanhar a crítica situação de Rita, uma professora universitária de 32 anos que começa a ter visões de um "grande peixe" nos lugares mais inapropriados, imagina-se dentro de um aquário e sofre com o aparecimento de escamas e brânquias em sua pele - coisas que, aparentemente, só ela vê. Ao que tudo indica, isso tem a ver com o passado de sua família, principalmente de sua mãe, avó e bisavó. Com o falecimento de sua tia, Rita volta à sua terra natal e se vê obrigada a enfrentar seus medos.
Eu gostei muito da ambientação da obra, tanto em Brasília (onde Rita e sua irmã Regina moram) quanto em Monte do Batismo, em Minas Gerais (que é onde os demais membros da família moram). Aliás, em alguns aspectos esse livro me lembrou o conto A sombra de Innsmouth, de H.P. Lovecraft, talvez por envolver a transformação física dos personagens principais (real ou não, já que se eu contar é spoiler) e essa relação com mar, peixes e afins (será que eu to viajando na maionese? Só sei que eu gostaria de ter uma história comparada a Lovecraft hehehehe).
Os temas que o livro aborda são muito interessantes: relações familiares, amizades, busca por autoconhecimento e medos. A principal missão da protagonista é, justamente, enfrentar esses medos e se descobrir. Há muitas frases de efeito, inclusive deixarei algumas em destaque ao final da resenha, e confesso que amo marcar trechos que me fazem pensar de alguma forma, mesmo que sejam clichês (quanto mais post-its/marcações em e-books melhor!!). Algumas coisas me deixaram meio impacientes: em primeiro lugar, a contradição de Rita em relação às suas visões - ora ela queria uma coisa, imediatamente depois ela já queria outra, e essa indecisão/confusão não ficou verossímil, parecia um chororô despropositado; talvez as angústias da protagonista não tenham ficado tão claras. Quanto à narração, ela ficou muito quebrada, cheia de frases curtas sem muita relação umas com as outras; nesse caso, acredito que uma boa revisão dê conta de melhorar esse aspecto, pois vale mencionar que essa é uma publicação independente.
Enfim, é um livro muito bacana e eu realmente recomendo a leitura. Ideia boa, personagens interessantes, mistério envolvente e ambientação bem descrita. Bora valorizar nossa literatura!!!
Para encerrar, deixo abaixo algumas citações para reflexão:
"Há mais de nossas famílias em cada um de nós do que imaginamos." (posição 359)
"É que sempre tentei manter distância daquilo que temo, mas parece que, agindo assim, acabo fazendo justamente o contrário: atraio meus medos para mim." (posição 441)
"A gente vai engolindo tanta pedra, terra e mato que uma hora o corpo para de funcionar. E só depois de colocar tudo para fora é que voltamos a respirar aos poucos, tossindo poeira e resistindo aos destroços que restaram." (posição 482)
"Quando a vida está ameaçada, o corpo acessa a memória do medo e nos salva da faca afiada, dos cacos de vidro, do desamor, da doença incurável. O problema é quando a gente tem medo do próprio medo, ou quando de tão medrosos, deixamos de viver." (posição 1140)
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!
___________________________________________________________________
Título da obra: Mulher com brânquias
Autor(a): Patrícia Baikal
Ano da edição lida: 2017
Editora: Publicação independente
Páginas: 186
Classificação: ✯✯✯✯✯ (3,5)
Autor(a): Patrícia Baikal
Ano da edição lida: 2017
Editora: Publicação independente
Páginas: 186
Classificação: ✯✯✯✯✯ (3,5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário