SINOPSE
Em Bangkok, para cada barata que se vê, há pelo menos dez escondidas, à espreita.
Em Bangkok, para cada segredo revelado, há pelo menos dez que continuam nas sombras.
Uma prostituta encontra o corpo do embaixador da Noruega em um hotel barato nos arredores de Bangkok. O assassinato desperta o interesse do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que deseja ver as investigações concluídas da forma mais discreta possível, a fim de evitar um escândalo político. Harry Hole é enviado para ajudar a polícia local, mas aparentemente ninguém que estava envolvido com Molnes em Bangkok quer colaborar. E, quando outros crimes acontecem na cidade, Harry tem certeza de que algo muito perverso está por trás de tudo.
___________________________________________________________________
Para ser bem sincera, eu não estava esperando muita coisa desse livro. Eu só queria não me irritar demais com Harry Hole, que em O Morcego me tirou do sério. Não lembro se já comentei por aqui, mas tenho RANÇO daquele clichê dos policiais protagonistas que vivem para desrespeitar regras, possuem algum tipo de trauma pessoal/profissional muito louco que enche páginas e mais páginas com o puro tédio, que odeiam a vida, o universo e tudo mais - principalmente os psicólogos - e passam a trama inteira fazendo cagada ao invés de resolver o caso. Harry Hole é um desses tipos, mas felizmente ele "toma jeito" em Baratas.
Como a própria sinopse adianta, o embaixador da Noruega é encontrado morto num hotel barato (leia-se motel) em Bangkok. Harry Hole é enviado à Tailândia a pedido do Ministério das Relações Exteriores da Noruega para tentar abafar o caso (pra vocês verem como treta e maracutaia política existe em qualquer lugar). Em parceria com a polícia local, Hole vai descobrindo muitas coisas obscuras e é alertado a ficar em silêncio (o que, obviamente, ele não cumpre, mas nesse ponto concordo com ele!!!).
Em primeiro lugar, falemos sobre o protagonista. Quem já leu algum outro livro com o detetive Harry Hole já sabe que ele tem um problema seríssimo com a bebida. Sim, ele é alcoólatra. Meu receio era que em Baratas o autor perdesse muito tempo descrevendo as bebedeiras do policial e se esquecesse da trama, mas felizmente isso não aconteceu. Hole ficou focado na maior parte do tempo, embora tenha cometido deslizes bobos que me deixaram um pouco irritada. O cara não é principiante, né? Tem certas coisas que acontecem só para render mais página mesmo, fala sério...
Quanto aos demais personagens, gostei bastante dos policiais tailandeses, especialmente de Liz, a responsável pela Homicídios de lá. Quanto aos noruegueses, achei quase todos meio esquisitos. Não gostei de vários, fiquei indiferente a outros e gostei só de uns poucos. O ambiente tailandês foi muito bem descrito, consegui sentir o calor, a poluição, o barulho dos carros etc. Foi como se eu estivesse lá, achei bem bacana.
Quanto ao crime e ao assassino, Jo Nesbø já escreveu coisa melhor, como Boneco de Neve, por exemplo. Baratas é o segundo livro da série Harry Hole, então é provável que ele ainda não tivesse amadurecido sua escrita. O "vilão" desse livro é um perfeito idiota, parecia uma criançona mimada; estava mais para bobo da corte do que criminoso. A trama política é bem interessante, mas fiquei um pouco desconfiada dos motivos para os assassinatos; achei forçado em alguns aspectos.
Para concluir, Baratas é um bom livro policial e recomendo a leitura. Claro que poderia ser melhor, mas já fico muito feliz por Harry Hole não ter me irritado tanto. Jo Nesbø é um autor muito criativo, mas tem tendência a se atrapalhar nos desfechos dos crimes, tanto nas motivações quanto na caracterização do assassino. Mas como AMEI Boneco de Neve, tenho fé de que tudo isso melhora nos próximos livros da série!
Até a próxima!
Até a próxima!
___________________________________________________________________
INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: Baratas
Autor(a): Jo Nesbø
Ano da edição lida: 2016
Editora: Record
Páginas: 348
Classificação: ✯✯✯✯✯ (3,5!!!)
Autor(a): Jo Nesbø
Ano da edição lida: 2016
Editora: Record
Páginas: 348
Classificação: ✯✯✯✯✯ (3,5!!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário