terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Leituras do mês | Dezembro de 2017



Olá, pessoal!

Sei que vou parecer repetitiva, já que falei de quase todos esses livros por aqui durante o mês de janeiro, mas mesmo assim quero deixar registrado os livros que li durante dezembro de 2017.

Quando eu listar os livros que li no Kindle, deixarei uma imagem da capa ao lado do texto, já que na imagem acima não dá para ver direito.

Ao todo, li sete livros, dos quais apenas um eu havia começado em outro mês; todos os outros foram começados em dezembro mesmo. Explicarei em detalhes quando listar cada um deles, por ordem de leitura.

Bora conferir?
___________________________________________________________________



1. OS MELHORES CONTOS DE H.P. LOVECRAFT
(precisa colocar que o autor é H.P. Lovecraft? kkkkkk)

Este livro é um calhamaço de 742 páginas, publicado pela editora Hedra em 2015. Peguei essa belezinha de graça numa dessas promoções malucas de e-books da Amazon, mas ainda tenho forte interesse em adquirir o material impresso, já que AMEI vários contos.
Como o próprio título entrega, a obra é uma seleção dos melhores contos de Lovecraft. Ao todo são dezenove histórias, que aparecem na ordem de publicação. São eles: Dagon (1917); O navio branco (1919); Os gatos de Ulthar (1920); Celephais (1920); Os outros deuses (1921); A música de Erich Zann (1921); O que a lua traz consigo (1922); Ar frio (1926); O Chamado de Cthulhu (1926); O modelo de Pickman (1926); A cor que caiu do espaço (1927); A busca onírica por Kadath (1927); O caso de Charles Dexter Ward (1927); O horror em Dunwich (1928); Um sussurro nas trevas (1930); A sombra de Innsmouth (1931); Nas montanhas da loucura (1931); O assombro das trevas (1935) e A sombra vinda do tempo (1935). Os contos destacados em vermelho foram os meus favoritos, especialmente A cor de caiu do espaço. Eu gostei bastante de O chamado de Cthulhu e Nas montanhas da loucura, mas devido a toda propaganda feita em cima dessas histórias, eu sinceramente esperava mais.
Comecei a ler esse livro em outubro por causa do Halloween, mas só fui terminá-lo em 05 de dezembro. Alguns contos são bem extensos e exigiram dias de leitura. Eu também não apressei, pois queria realmente apreciar a escrita de Lovecraft e todos os detalhes do mundo e das criaturas que ele criou. São realmente fantásticos. Amei a atmosfera criada na maioria dos contos. Até hoje sinto falta das histórias e espero reler esse autor em breve.
Não tem resenha desse livro no blog (ainda não sei se farei).



2. O CASAL QUE MORA AO LADO,
de Shari Lapena

Nesse livro, Marco e Anne Conti, pais da pequena Cora, de seis meses, são convidados por Cynthia, que mora na casa ao lado, para comemorar o aniversário de seu esposo, Graham. O problema é que a bebezinha foi proibida de "participar" da festa, pois a dondoquinha dona da casa "não gosta de criança chorando". Os pais levam a babá eletrônica para o jantar e se revezam para olhar a filha pessoalmente a cada meia hora. Ao voltar para casa, no final da comemoração, a porta da frente está aberta e a criança desapareceu. E então tem início o caso de sequestro mais sem noção da literatura mundial.
Eu já comentei sobre esse livro AQUI, portanto, não me alongarei muito. A maioria dos personagens é intragável de alguma forma; a motivação para o sequestro, bem como seu mandante, é bem óbvia; a reviravolta que a autora criou é completamente desnecessária e meio que invalida todo o caminho percorrido até ali, relativiza muita coisa; e o final é absolutamente cagado.
Leia por sua conta em risco!!



3. BARATAS,
de Jo Nesbø

O embaixador da Noruega é encontrado morto num hotel barato em Bangkok, Tailândia, e Harry Hole é enviado ao país para tratar do assunto com a maior discrição, evitando um escândalo político. A questão é que o detetive não tá nem aí pra esse mimimi político e vai mergulhando cada vez mais na investigação, descobrindo coisas que farão com que tentem silenciá-lo.
Confesso que eu estava bem preocupada com a possibilidade de Harry Hole me irritar profundamente nesse livro, pois quem já leu histórias com esse personagem sabe que ele tem sérios problemas com a bebida, mas felizmente ele "toma jeito" em Baratas.
Embora eu tenha me envolvido bastante com a trama, achei que o assassino era um tremendo idiota e suas motivações me pareceram forçadas em alguns aspectos. Sei lá, tenho a impressão de que Jo Nesbø tem dificuldade para amarrar seus enredos. Mesmo assim é um bom livro e recomendo a leitura. Para informações detalhadas, tem resenha AQUI.



4. MULHER COM BRÂNQUIAS,
de Patrícia Baikal

Um livro diferentão. Na trama, vamos acompanhar os dramas de Rita, uma professora universitária que começa a ter visões de um grande peixe nos momentos mais inapropriados possíveis. Além disso, ela se sente em um aquário e escamas começam a surgir em sua pele... Escamas essas que só ela vê, aparentemente. Ah, também surgem brânquias, por isso o nome do livro (que conclusão genial essa minha!). Quando uma tia querida falece, ela retorna à sua cidade natal e é confrontada pelo seu passado. Ao que tudo indica, esses problemas pelos quais ela está passando estão relacionados com sua mãe, avó e bisavó, todas falecidas na idade de 33 anos por motivos diversos.
Eu gostei muito da história e, em alguns pontos, chegou a me lembrar A sombra de Innsmouth, um dos contos de H.P. Lovecraft. A obra fala bastante sobre relações familiares, amizades e, sobretudo, sobre o medo.
Só não gostei das contradições de Rita e das frases curtas/picadas, mas acredito que uma boa revisão dê conta de melhorar isso. Você pode conferir a resenha que fiz desse livro AQUI.



5. 172 HORAS NA LUA,
de Johan Harstad

Faz anos que o homem não pisa na Lua. Aparentemente, a NASA teve motivos fortíssimos para nunca mais mandar astronautas para lá. Isso muda em 2010, quando alguns dos homens mais influentes dos Estados Unidos resolvem que está mais do que na hora de uma nova expedição, já que isso poderá atrair patrocínios (dinheiro $$$), apoio público e uma quantidade relevante de tântalo setenta três, elemento importantíssimo para a tecnologia. Um sorteio será feito para escolher três adolescentes que participarão da missão, que ocorrerá em 2018.
A partir daí, vamos acompanhar a saga adolescente interessantíssima (#ironia) de Mia, que é norueguesa; Midori, que é japonesa; e Antoine, que é francês. Haja saco para aguentar tanto mimimi e revoltinha clichê. Passei da idade de ler essas coisas kkkkkkk
Na Lua as coisas melhoram, pois tudo começa a dar errado!!! Gostei da ideia do livro, mas ele foi muito mal desenvolvido, além dos personagens não serem carismáticos. O início é confuso e não tem qualquer relação com o resto da história; para completar, o final, além de previsível, é totalmente confuso. Você pode conferir minha opinião completa AQUI.



6. O MISTÉRIO DA ESTRELA - STARDUST,
de Neil Gaiman

Na trama, Tristan Thorn promete à Victoria Forester, a garota pela qual é apaixonado, uma estrela que caiu na Terra Encantada. Em troca, a garota deve lhe dar aquilo que ele mais desejar no momento de seu retorno (sua mão em casamento, um beijo etc.). O problema é que existem outras pessoas interessadas na estrela, nem todas com motivos nobres, o que pode deixar a jornada de nosso protagonista bem perigosa.
Gostei muito dos personagens do livro, mesmo os "maus". Os diferentes núcleos foram bem trabalhados e contextualizados, ou seja, tudo ali fazia sentido. A ambientação também foi bacana, adorei as descrições da Terra Encantada, inclusive das criaturas que ali habitavam, o que fez com que eu realmente me sentisse numa aventura.
Para conferir tudo o que achei do livro, clique AQUI.



7. MILHA 81,
de Stephen King

Último livro de 2017 e o mais doido de dezembro!!!
Fala sério, vocês não acham que um conto de Stephen King merecia capa melhor? Que coisa mais horrível! Ainda bem que, no fim das contas, o que importa mesmo é o conteúdo.
Na trama, existe uma parada de carros abandonada da I-95, que é a Milha 81. Nesse lugar há um restaurante do Burger King e um posto de gasolina desativados. De repente, uma perua atropela os cones que indicam o fechamento do local e ali fica parada. A partir desse momento, coisas muuuuito sinistras acontecem com quem para por ali.
Esse conto me lembrou muito A Balsa, que é um conto do Stephen King que faz parte do livro Tripulação de Esqueletos. É bem trash, mas adorei! Dá uma agonia danada ler as coisas que acontecem na Milha 81. A história é tão curtinha que não posso contar nada sem dar spoiler, que chato! :(
Se você gosta dessas histórias trash, recomendo a leitura. Em uma hora, mais ou menos, você termina de ler o texto, que tem 59 páginas. Se eu não me engano, ele também faz parte do livro O bazar dos sonhos ruins, publicado em 2017 pela Suma.
Não tem resenha no blog e ainda não sei se farei. Se sim, editarei esse post e deixarei o link para vocês conferirem.
___________________________________________________________________


Ufa! Quanta coisa!! Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Resenha | O casal que mora ao lado, de Shari Lapena



SINOPSE
É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa, afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando.
Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço, afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta e Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores.
___________________________________________________________________


Eu já tinha lido/assistido várias resenhas negativas sobre esse livro, mas resolvi conferir mesmo assim. É aquela coisa: quanto mais falam mal, mas quero saber sobre a história!! E foi essa curiosidade que me motivou a passar esse livro na frente de tantos outros que eu tinha planejado ainda para 2017. Vamos aos fatos, mesmo que não haja muito mais o que acrescentar à sinopse...

Marco e Anne Conti são convidados por Cynthia, que mora na casa ao lado, para comemorar o aniversário de Graham, seu esposo. No entanto, a filhinha recém nascida do casal não pode estar presente, pois a dondoquinha dona da casa "não gosta de crianças chorando". Só por essa patifaria eu já mandaria esse jantar pelos ares, mas sabe como é, né? A história precisa continuar. A ideia de Marco e Anne (na verdade, quem sugeriu tamanha idiotice foi o - adivinha? - idiota do Marco) é levar a babá eletrônica para a comemoração, assim saberiam se algo acontecesse e também se comprometeram a checar pessoalmente a menina, Cora, a cada meia hora. Tudo estava, aparentemente, correndo bem, mas quando voltaram da festa, encontraram a porta da frente entreaberta e a bebê desaparecida. Então tem início um dos casos de sequestro mais sem noção da literatura mundial.

É complicado explicar porque esse livro foi rejeitado por tanta gente sem dar spoilers, então talvez essa resenha pareça tão sem noção quanto o livro kkkkkkkk. Em primeiro lugar, a motivação do sequestro e o mandante do crime são tão óbvios que até dói. Mas essa nem é a pior parte: acontece uma reviravolta na trama que parece saída de outro planeta, de tão mirabolante que é. Além disso, meio que invalida tudo o que já tinha acontecido antes. Desnecessário.

Outra coisa que me incomodou bastante foi a construção dos personagens. O casal Graham e Cynthia, especialmente esta última, é insuportável. Os pais de Anne, os ricaços da história, são outra chatice; no caso, meu problema é mais com o pai dela, pois a mãe quase nem aparece. Marco é um babaca, não dá pra ficar comovido com o drama da filha desaparecida. Anne também não facilita muito, só dou um desconto porque ela sofria de depressão pós-parto e alguns outros problemas psicológicos/neurológicos, então seu comportamento era alterado por essas condições. Acho que só gostei de Cora, por motivos óbvios (é uma bebezinha de seis meses kkkkkk), e do detetive principal.

E o final??? Nem vou entrar em detalhes, mas esse foi um dos finais mais deprimentes que eu já li na minha vida.

Eu li esse livro sabendo dos riscos, queria conferir por mim mesma todos esses problemas que as pessoas estavam relatando em suas resenhas escritas e em vídeo. Pude confirmar tudo kkkkkkk. Se você é assim como eu, curiosa(o) para ficar por dentro dos livros que o povo fala mal, leia esse!! É aquela coisa: você pode concordar com as críticas negativas, mas também pode gostar da obra. Você só saberá se ler! ;)

Até a próxima!
___________________________________________________________________


INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: O casal que mora ao lado
Autor(a): Shari Lapena
Ano da edição lida: 2017 
Editora: Record
Páginas: 294
Classificação: ✯✯

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Resenha | O Mistério da Estrela - Stardust, de Neil Gaiman



SINOPSE
Tristan ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos veem cair do céu valerá a mão de Victoria em casamento.
A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então Tristan se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.
Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheios de segredos. E todos, não só Tristan, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.
___________________________________________________________________


Esse foi o penúltimo livro que li em 2017, no apagar das luzes de dezembro (ficou chique essa, hein?), e talvez tenha sido por isso que o começo da história foi tão lento para mim. Eu provavelmente estava sentindo o peso das 64 leituras anteriores (no total, li 66 livros em 2017, um número surpreendente considerando meus retrospectos), que incluíram vários calhamaços. Felizmente tudo acabou bem kkkkkkkk Eu adorei O Mistério da Estrela - Stardust, por isso escolhi resenhá-lo justamente no dia do meu aniversário! EEEEEEEEEE!!! \o/

Na trama, Tristan Thorn promete trazer uma estrela para Victoria Forester, a jovem pela qual é apaixonado, em troca do que ele desejasse dela no momento de seu retorno. Essa estrela caiu na Terra Encantada e é para lá que o jovem parte. O problema é que existem outras pessoas atrás dessa estrela e nem todas possuem motivos nobres para empreender tal jornada, o que pode deixar nosso protagonista em sérios apuros.

Duas coisas me deixaram bem contentes nesse livro: os personagens e a ambientação. Sobre os personagens: todos eles são interessantíssimos (os principais, claro), mesmo aqueles que pretendem atrapalhar Tristan e prejudicar a estrela. Os diferentes núcleos são bem abordados e contextualizados, tudo tem um motivo para acontecer. Sobre a ambientação, foi muito divertido ler sobre a Terra Encantada (plantas traiçoeiras, navios no céu etc.), eu realmente estava me sentindo em uma aventura.

Embora o começo tenha sido meio lento (compreensível até, já que era necessário contextualizar o aparecimento de Tristan na trama, bem como suas "habilidades especiais"), a partir do momento em que Tristan parte em busca da estrela a coisa fica realmente boa: movimentada, com inserção de novos personagens, acontecimentos macabros e por aí vai. O final foi bem satisfatório, não consigo pensar em um desfecho mais apropriado.

Resumindo: leiam!!! hehehe... É um livro excelente, um dos melhores do Neil Gaiman que já li! (não que eu tenha lido muitos, mas tudo bem... kkkkk)

Até a próxima!

— Bem, você quer voltar, não quer? Lá para cima, para o céu. Para brilhar de novo à noite. Nós podemos tentar resolver isso.
Ela olhou para ele e fez que não.
— Isso não acontece — explicou. — As estrelas caem. Elas não voltam para o seu lugar.
— Você poderia ser a primeira — disse ele. — Só precisa acreditar. (p.194)
___________________________________________________________________


INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: O Mistério da Estrela - Stardust
Autor(a): Neil Gaiman
Ano da edição lida: 2008 
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 280
Classificação: ✯✯✯(4,5!!!)

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Resenha | Baratas, de Jo Nesbø



SINOPSE
Em Bangkok, para cada barata que se vê, há pelo menos dez escondidas, à espreita.
Em Bangkok, para cada segredo revelado, há pelo menos dez que continuam nas sombras.
Uma prostituta encontra o corpo do embaixador da Noruega em um hotel barato nos arredores de Bangkok. O assassinato desperta o interesse do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que deseja ver as investigações concluídas da forma mais discreta possível, a fim de evitar um escândalo político. Harry Hole é enviado para ajudar a polícia local, mas aparentemente ninguém que estava envolvido com Molnes em Bangkok quer colaborar. E, quando outros crimes acontecem na cidade, Harry tem certeza de que algo muito perverso está por trás de tudo.
___________________________________________________________________


Para ser bem sincera, eu não estava esperando muita coisa desse livro. Eu só queria não me irritar demais com Harry Hole, que em O Morcego me tirou do sério. Não lembro se já comentei por aqui, mas tenho RANÇO daquele clichê dos policiais protagonistas que vivem para desrespeitar regras, possuem algum tipo de trauma pessoal/profissional muito louco que enche páginas e mais páginas com o puro tédio, que odeiam a vida, o universo e tudo mais - principalmente os psicólogos - e passam a trama inteira fazendo cagada ao invés de resolver o caso. Harry Hole é um desses tipos, mas felizmente ele "toma jeito" em Baratas.

Como a própria sinopse adianta, o embaixador da Noruega é encontrado morto num hotel barato (leia-se motel) em Bangkok. Harry Hole é enviado à Tailândia a pedido do Ministério das Relações Exteriores da Noruega para tentar abafar o caso (pra vocês verem como treta e maracutaia política existe em qualquer lugar). Em parceria com a polícia local, Hole vai descobrindo muitas coisas obscuras e é alertado a ficar em silêncio (o que, obviamente, ele não cumpre, mas nesse ponto concordo com ele!!!).

Em primeiro lugar, falemos sobre o protagonista. Quem já leu algum outro livro com o detetive Harry Hole já sabe que ele tem um problema seríssimo com a bebida. Sim, ele é alcoólatra. Meu receio era que em Baratas o autor perdesse muito tempo descrevendo as bebedeiras do policial e se esquecesse da trama, mas felizmente isso não aconteceu. Hole ficou focado na maior parte do tempo, embora tenha cometido deslizes bobos que me deixaram um pouco irritada. O cara não é principiante, né? Tem certas coisas que acontecem só para render mais página mesmo, fala sério...

Quanto aos demais personagens, gostei bastante dos policiais tailandeses, especialmente de Liz, a responsável pela Homicídios de lá. Quanto aos noruegueses, achei quase todos meio esquisitos. Não gostei de vários, fiquei indiferente a outros e gostei só de uns poucos. O ambiente tailandês foi muito bem descrito, consegui sentir o calor, a poluição, o barulho dos carros etc. Foi como se eu estivesse lá, achei bem bacana.

Quanto ao crime e ao assassino, Jo Nesbø já escreveu coisa melhor, como Boneco de Neve, por exemplo. Baratas é o segundo livro da série Harry Hole, então é provável que ele ainda não tivesse amadurecido sua escrita. O "vilão" desse livro é um perfeito idiota, parecia uma criançona mimada; estava mais para bobo da corte do que criminoso. A trama política é bem interessante, mas fiquei um pouco desconfiada dos motivos para os assassinatos; achei forçado em alguns aspectos.

Para concluir, Baratas é um bom livro policial e recomendo a leitura. Claro que poderia ser melhor, mas já fico muito feliz por Harry Hole não ter me irritado tanto. Jo Nesbø é um autor muito criativo, mas tem tendência a se atrapalhar nos desfechos dos crimes, tanto nas motivações quanto na caracterização do assassino. Mas como AMEI Boneco de Neve, tenho fé de que tudo isso melhora nos próximos livros da série!

Até a próxima!
___________________________________________________________________


INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: Baratas
Autor(a): Jo Nesbø
Ano da edição lida: 2016 
Editora: Record
Páginas: 348
Classificação: ✯✯✯ (3,5!!!)

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Top 5 | Livros que quero ler em 2018 (gêneros literários variados)



Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?

Hoje decidi compartilhar cinco livros que pretendo ler em 2018, cada um de um gênero literário diferente. Não listei livro de terror, pois já fiz um post com os cinco livros do Stephen King que pretendo ler ainda esse ano; além disso, no ano passado fiz uma lista específica com livros de terror e decidi variar um pouco. Vamos aos gêneros/livros?
___________________________________________________________________



1. FICÇÃO CIENTÍFICA

AS BRIGADAS FANTASMA,
de John Scalzi

SINOPSE: Na continuação do livro Guerra do Velho, a tenente Jane Sagan descobre uma armadilha sendo tramada contra a humanidade e um plano para a subjugação e a erradicação de sua espécie inteira. É um genocídio planejado detalhadamente com base na cooperação, até então inédita, entre três raças. E um ser humano. Para lidar com essa trama, as Brigadas Fantasma, com soldados que já nascem com o propósito de proteger a raça humana, precisam entrar em ação. Passando por conflitos de identidade, mas com um forte senso de companheirismo, esses soldados serão liderados por Jane Sagan, que precisa impedir uma guerra entre espécies enquanto lida com um fato preocupante: em meio a suas fileiras, pode haver um traidor. Com a escrita dinâmica, leve e inteligente característica de John Scalzi, As Brigadas Fantasma discute questões éticas e de identidade enquanto envolve o leitor na história de uma grande conspiração política e bélica.



2. FANTASIA

O SENHOR DOS ANÉIS: A SOCIEDADE DO ANEL,
de J. R. R. Tolkien

SINOPSE: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-Média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.



3. THRILLER

AS SOBREVIVENTES,
de Riley Sager

SINOPSE: Há dez anos, a estudante universitária Quincy Carpenter viajou com seus melhores amigos e retornou sozinha, foi a única sobrevivente de um crime terrível. Num piscar de olhos, ela se viu pertencendo a um grupo do qual ninguém quer fazer parte: um grupo de garotas sobreviventes com histórias similares. Lisa, que perdeu nove amigas esfaqueadas na universidade; Sam, que enfrentou um assassino no hotel onde trabalhava; e agora Quincy, que correu sangrando pelos bosques para escapar do homem a quem ela se refere apenas como Ele. As três jovens se esforçam para afastar seus pesadelos e, com isso, permanecem longe uma da outra; apesar das tentativas da mídia, elas nunca se encontraram.
Um bloqueio na memória de Quincy não permite que ela se lembre dos acontecimentos daquela noite, e por causa disso a jovem seguiu em frente: é uma blogueira culinária de sucesso, tem um namorado amoroso e mantém uma forte amizade com Coop, o policial que salvou sua vida naquela noite. Até que um dia, Lisa, a primeira sobrevivente, é encontrada morta na banheira de sua casa com os pulsos cortados; e Sam, a outra garota, surge na porta de Quincy determinada a fazê-la reviver o passado, o que provocará consequências cada vez mais assustadoras. O que Sam realmente procura na história de vida de Quincy?
Quando novos detalhes sobre a morte de Lisa vem à tona, Quincy percebe que precisa se lembrar do que aconteceu naquela noite traumática se quiser as respostas para as verdades e mentiras de Sam, esquivar-se da polícia e dos repórteres insaciáveis. Mas recuperar a memória pode revelar muito mais do que ela gostaria.



4. BIOGRAFIA

CHARLES MANSON, A BIOGRAFIA,
de Jeff Guinn

SINOPSE: Manson não é simplesmente uma biografia de um assassino e um líder de culto. É uma história da cultura norte-americana da Grande Depressão no final do século XX. Um estudo fascinante de abuso de poder, ambição, avareza, celebriphilia (um desejo intenso e patológico para se relacionar com uma celebridade), controle mental, mesquinharia, narcóticos, racismo e sexo. É a história dos ex-presidentes Richard Nixon e Lyndon Johnson, da cultura lisérgica e de uma nação em processo de degradação, de Martin Luther King, do Vietnã, do movimento ativista estudantil da nova esquerda Students for a Democratic Society, dos Panteras Negras.



5. DISTOPIA

1984,
de George Orwell

SINOPSE: 1984 é uma das obras mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother), líder simbólico do Partido que controla a tudo e a todos, "está de olho em você".
No íntimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta.
___________________________________________________________________



Não estou muito contente com a sinopse de Charles Manson, a biografia, mas essa foi a mais resumida que encontrei. Além disso, há bastante divergência em relação ao nome da obra, então copiei o que está na ficha catalográfica.

Dos cinco livros listados, só não tenho As Brigadas Fantasma. Se eu não ganhar esse livro no meu aniversário (que é daqui a uma semana), eu mesma me darei de presente kkkkkkkk. É uma das leituras que estou mais empolgada para fazer, pois amei Guerra do Velho.

1984 já apareceu nas minhas metas de outros anos e sempre fracassei na tentativa de lê-lo (por isso que ele tá aqui de novo kkkkk). De todos, esse provavelmente será meu maior desafio.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Book Haul | Dezembro de 2017



Olá, pessoas!

Dezembro não foi um mês muito movimentado no quesito "book haul", pois a galera resolveu ser mais criativa (o que eu achei uma pena kkkkkkk) e me dar outras coisas de presente de Natal. Dos quatro livros na imagem acima, dois foram presentes e dois foram comprados por mim mesma. Vamos aos livros...
___________________________________________________________________



O JARDIM DOS ÚLTIMOS DIAS,
de Andre Dubus III

SINOPSE: Inspirado nos rumores de que um dos terroristas do 11 de Setembro teria vivido os prazeres da sociedade ocidental dias antes de jogar seu avião contra as Torres Gêmeas, Andre Dubus III destrincha a sociedade norte-americana antes do atentado, contando como cidadãos comuns conviveram com terroristas sem imaginar o que o futuro lhes reservava. Com base na vida de April, mãe da pequena Franny e dançarina de uma boate de striptease na Flórida, onde o árabe Bassam busca prazer antes de matar e morrer em nome da fé islâmica, Dubus mostra que estavam todos, a seu modo, em busca de redenção.



NÚMEROS DE AZAR,
de Anne Holt

SINOPSE: Em meio ao verão de Oslo, a detetive Hanne Wilhelmsen é enviada para a cena macabra de um possível assassinato. Em um galpão abandonado, há marcas de sangue por toda parte e, na parede, uma intrigante sequência de oito dígitos escrita com o líquido vermelho. Mas não há sinal da vítima. As pistas são escassas. Nos dois sábados seguintes, o horror se repete. Outros locais, números diferentes. Seria uma brincadeira de mau gosto ou a assinatura de um serial killer? E a questão mais importante: onde estariam os corpos?
Contando com sua habitual sagacidade, a obstinada Hanne corre contra o tempo. Ela só tem cinco dias até o próximo sábado... Mas o que fazer quando a linha que separa o certo do errado começa a se fundir, e o sangue derramado pode manchar não só as mãos de inocentes como também a reputação do departamento de polícia onde ela atua?
Uma história vertiginosa. Um final surpreendente.



CINCO ANOS DE MINHA VIDA,
de Murat Kurnaz

SINOPSE: Preso sem explicação no Paquistão em outubro de 2001, Murat Kurnaz foi vendido para os militares norte-americanos. O clima era de medo. Os EUA buscavam culpados pelos atentados de 11 de Setembro. Sem nenhuma acusação formal, o jovem turco-alemão foi então levado para o campo de prisioneiros de Guantánamo, em Cuba. E, mesmo tendo sido considerado inocente, passou cinco anos preso em condições abomináveis. Cinco anos de minha vida é o relato comovente e revoltante do período em que Murat Kurnaz viveu sob regime de terror em poder dos norte-americanos. Conheça toda a verdade sobre um capítulo da história que os poderosos insistem em esconder.



CASSINO,
de Pieter Aspe

SINOPSE: Neste eletrizante thriller policial, dinheiro, sedução, crimes e muita ação se misturam em um ritmo frenético e cheio de suspense.
Penetrando na realidade obscura e perigosa que se esconde por baixo do mundo dos cassinos, Peter Van In parte em busca dos culpados por misteriosos assassinatos na Bélgica. Sua estratégia, porém, é um plano ousado, que coloca em risco sua carreira, seus amigos e sua família.
Façam suas apostas.
___________________________________________________________________



O jardim dos últimos dias e Números de azar foram comprados por mim, sem qualquer planejamento. Sabe aquela pessoa totalmente focada? Então, essa pessoa não sou eu kkkkkkkkk. Entrei na livraria para ajudar meu irmão a comprar um presente para nossa mãe e saí de lá com presentes para mim mesma...

Cinco anos de minha vida e Cassino foram livros que ganhei de presente de Natal do meu irmão. Presentes esses que ele comprou em OUTUBRO (e me contou) e só me entregou NO DIA DE NATAL. De "tortura" esse cara entende kkkkkkkkk

Pretendo ler todos esses livros ainda em 2018, mas não irei colocá-los na meta de leitura por motivos de: não confio nas minhas metas, então é melhor deixá-las bem pequenas! :)

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Resenha | Mulher com brânquias, de Patrícia Baikal



SINOPSE
Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo "grande peixe", uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.
___________________________________________________________________


Se não fosse por indicação de vários booktubers, talvez eu demorasse muito tempo para descobrir e até mesmo me interessar por esse livro. Como estava disponível no Kindle Unlimited, resolvi arriscar. Apesar de não ser uma obra "cinco estrelas", a trama é criativa e vale a pena conhecer. Além disso, é escrito por uma mulher e é produto nacional! :D

Como a sinopse já adianta, vamos acompanhar a crítica situação de Rita, uma professora universitária de 32 anos que começa a ter visões de um "grande peixe" nos lugares mais inapropriados, imagina-se dentro de um aquário e sofre com o aparecimento de escamas e brânquias em sua pele - coisas que, aparentemente, só ela vê. Ao que tudo indica, isso tem a ver com o passado de sua família, principalmente de sua mãe, avó e bisavó. Com o falecimento de sua tia, Rita volta à sua terra natal e se vê obrigada a enfrentar seus medos.

Eu gostei muito da ambientação da obra, tanto em Brasília (onde Rita e sua irmã Regina moram) quanto em Monte do Batismo, em Minas Gerais (que é onde os demais membros da família moram). Aliás, em alguns aspectos esse livro me lembrou o conto A sombra de Innsmouth, de H.P. Lovecraft, talvez por envolver a transformação física dos personagens principais (real ou não, já que se eu contar é spoiler) e essa relação com mar, peixes e afins (será que eu to viajando na maionese? Só sei que eu gostaria de ter uma história comparada a Lovecraft hehehehe).

Os temas que o livro aborda são muito interessantes: relações familiares, amizades, busca por autoconhecimento e medos. A principal missão da protagonista é, justamente, enfrentar esses medos e se descobrir. Há muitas frases de efeito, inclusive deixarei algumas em destaque ao final da resenha, e confesso que amo marcar trechos que me fazem pensar de alguma forma, mesmo que sejam clichês (quanto mais post-its/marcações em e-books melhor!!). Algumas coisas me deixaram meio impacientes: em primeiro lugar, a contradição de Rita em relação às suas visões - ora ela queria uma coisa, imediatamente depois ela já queria outra, e essa indecisão/confusão não ficou verossímil, parecia um chororô despropositado; talvez as angústias da protagonista não tenham ficado tão claras. Quanto à narração, ela ficou muito quebrada, cheia de frases curtas sem muita relação umas com as outras; nesse caso, acredito que uma boa revisão dê conta de melhorar esse aspecto, pois vale mencionar que essa é uma publicação independente.

Enfim, é um livro muito bacana e eu realmente recomendo a leitura. Ideia boa, personagens interessantes, mistério envolvente e ambientação bem descrita. Bora valorizar nossa literatura!!!

Para encerrar, deixo abaixo algumas citações para reflexão:

"Há mais de nossas famílias em cada um de nós do que imaginamos." (posição 359)

"É que sempre tentei manter distância daquilo que temo, mas parece que, agindo assim, acabo fazendo justamente o contrário: atraio meus medos para mim." (posição 441)

"A gente vai engolindo tanta pedra, terra e mato que uma hora o corpo para de funcionar. E só depois de colocar tudo para fora é que voltamos a respirar aos poucos, tossindo poeira e resistindo aos destroços que restaram." (posição 482)

"Quando a vida está ameaçada, o corpo acessa a memória do medo e nos salva da faca afiada, dos cacos de vidro, do desamor, da doença incurável. O problema é quando a gente tem medo do próprio medo, ou quando de tão medrosos, deixamos de viver." (posição 1140)

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!
___________________________________________________________________


INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: Mulher com brânquias
Autor(a): Patrícia Baikal
Ano da edição lida: 2017 
Editora: Publicação independente
Páginas: 186
Classificação: ✯✯✯(3,5)

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Resenha | 172 horas na Lua, de Johan Harstad



SINOPSE
O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer.
Prepare-se para a contagem regressiva...
___________________________________________________________________


No final do ano passado eu estava muito interessada em livros com alienígenas, portanto, foi assim que comecei a ler 172 horas na lua, do escritor norueguês Johan Harstad. Ainda bem que eu não estava com altas expectativas, pois o livro é bem fraco. :(

A trama começa cheia de mistério, com altos figurões do governo estadunidense decidindo sobre a próxima missão lunar. Nem todos eram favoráveis a essa ideia, pois aparentemente algo havia dado errado em viagens anteriores, mas a vontade de lucrar parecia maior. Eles decidem realizar um sorteio para escolher três adolescentes que acompanharão experientes astronautas nessa aventura, principalmente para conseguir apoio popular. Esse prólogo foi extenso, confuso, com diálogos pobres e sem conexão nenhuma com o resto da trama, só serviu para apresentar a ideia do sorteio, que eu também nem entendi... O que raios três adolescentes teriam para fazer na Lua?

A partir desse ponto somos apresentados aos nossos "protagonistas juvenis": Mia, a garota norueguesa revoltadinha que tem uma banda; Midore, a garota japonesa que sonha em morar em Nova York e ser independente; e Antoine, o garoto francês trouxa apaixonado. Não gostei de nenhum dos três. Não me comovi com os dramas clichês; passavam a maior parte do tempo reclamando das coisas e, principalmente, dos pais; além disso, eu não suportava mais a chiliquenta da Mia, que quando não estava sendo mimizenta, estava ouvindo Talking Heads. Foram tantas as referências à banda que eu achei que era ela que estaria na Lua... Uma chatice só!

A coisa ameaça ficar boa quando eles estão se preparando para a missão; uma série de acontecimentos esquisitos abala o psicológico deles e, pelo menos no meu caso, me deixou ansiosa para que a missão começasse logo. Quando finalmente pousam na Lua, uma série de problemas começa a acontecer. Eventos sinistros, inexplicáveis e perigosos surgem, colocando em risco a vida de todos, e eles precisam correr contra o tempo se quiserem voltar sãos e salvos à Terra.

Gostei muito dessa parte, pois realmente fiquei apreensiva, querendo saber o que ia acontecer na sequência e, principalmente, quem ou o quê estava por trás de tudo. Quanto à ambientação, me senti na Lua mesmo, consegui imaginar o que eles deveriam estar sentindo no vazio lunar e até mesmo dentro da base DARLAH 2; o autor caprichou nessas descrições. Eu só não entendi por que ele achou que seria interessante colocar uma tentativa de romance bobo nessa missão; a galera não se contém, tem que colocar essas bobagens desnecessárias para encher o saco e aumentar as páginas. O final é extremamente decepcionante. O que me incomodou não foi nem a previsibilidade, mas sim a narração confusa e apressada. Além disso, o autor apresenta personagens que nem serão reutilizados depois, deixando várias pontas soltas. Confesso que não vi relação entre o prólogo e o resto da história (será que eu dormi em alguma parte?). Esse livro foi uma combinação de personagens chatos e conteúdo mal desenvolvido/aproveitado. Uma pena.

A coisa boa é que minha vontade de ler livros sobre alienígenas foi atendida! kkkkkk Se vocês tiverem recomendações de livros com essa temática, fiquem à vontade para me sugerir! :D Apesar dos pontos negativos, eu recomendo, sim, a leitura... É uma boa pedida para passar o tempo, principalmente se o leitor não estiver com muitas pretensões/expectativas.

Até a próxima, pessoal!
___________________________________________________________________


INFORMAÇÕES GERAIS:
Título da obra: 172 horas na Lua
Autor(a): Johan Harstad
Ano da edição lida: 2015 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Classificação: ✯✯(uns 2,5, vai... bem na metade)

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Top 5 | Livros do Stephen King que quero ler em 2018



E na primeira postagem do ano escolhi dois temas que AMO muito: metas literárias e Stephen King! Tem como começar melhor 2018??? :D

Antes de mais nada, quero desejar a todos um Feliz Ano Novo, que 2018 seja um ano incrível!

No ano passado eu fiz uma lista com os cinco livros do Stephen King que eu queria ler em 2017 e, pasmem, EU CUMPRI A META!!! Fiquei tão animada que resolvi repetir a dose neste ano. Bora conferir? Os livros não estão em ordem de leitura (eu acho kkkkkkkk).
___________________________________________________________________



1. A DANÇA DA MORTE

SINOPSE: Após um erro de computador no Departamento de Defesa, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge é um árido lugar, privado de suas instituições e esvaziado de 99% de sua população. Um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados - ou são escolhidos por eles. Onde os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abagail, com seus 108 anos de idade, e os piores pesadelos do mal estão incorporados em um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro.
Valendo-se da imaginação sem limites que caracteriza sua obra, King criou uma história épica sobre o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal. Com sua complexidade moral, seu ritmo eletrizante e suas incríveis profundidade e variedade de personagens, A dança da morte merece um lugar entre os clássicos da literatura popular contemporânea.



2. SALEM

SINOPSE: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.
Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.
Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.



3. DOUTOR SONO

SINOPSE: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Seus destinos se cruzam com uma tribo chamada Verdadeiro Nó, que viaja em trailers pelas rodovias da América. Eles parecem inofensivos - em sua maioria idosos, com roupas fora de moda, vivendo vidas nômades. Mas como Dan sabe, e Abra logo irá descobrir, o Verdadeiro Nó é um grupo quase imortal, que se alimenta do vapor exalado por crianças iluminadas quando são lentamente torturadas até a morte.



4. CUJO

SINOPSE: Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites.
Nos limites da cidade, Cujo – um são Bernardo de noventa quilos, que pertence à família Camber – se distrai perseguindo um coelho para dentro de um buraco, onde é mordido por um morcego raivoso. A transformação de Cujo, como ele incorpora o pior pesado de Tad Trenton e de sua mãe e como destrói a vida de todos a sua volta, é o que faz deste um dos livros mais assustadores e emocionantes de Stephen King.



5. NOVEMBRO DE 63

SINOPSE: A vida pode mudar num instante e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro.
Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis.
Em Novembro de 63 a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante.
___________________________________________________________________


É provável que eu leia mais livros do Stephen King em 2018, mas esses são os que eu realmente "preciso" ler, já que coloquei na meta! :D

Já comecei A dança da morte e espero trazer resenha para vocês em breve, mas não tão breve assim, já que esse calhamaço tem 1248 páginas e eu sou lerda! kkkkkkkk

E vocês, o que colocaram na meta de 2018? Tem algum do Stephen King? Me conta nos comentários que eu vou adorar saber...

Até a próxima!