SINOPSE
O que faz gente aparentemente normal começar a matar e não parar mais? O que os move e o que pode detê-los? Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria? Serial Killers: Anatomia do Mal é o dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história. Escrito por Harold Schechter - que pesquisa o tema há mais de três décadas -, o livro é referência fundamental a todos os que se interessam pelo universo da investigação e da criminologia. Pontuado por curiosidades macabras, dados científicos e fatos pouco conhecidos sobre a trajetória dos principais criminosos em série dos Estados Unidos, a obra abrange desde a criação do termo serial killer no início do século XX até o fascínio exercido por matadores seriais na cultura pop. Tente entender o que se passa na mente dos assassinos mais temidos e cruéis de todos os tempos. Sem dúvida, oriundos de uma sociedade que precisa repensar urgentemente como cicatrizar essas feridas abertas.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
De todas as criaturas já feitas, o homem é a mais detestável. De toda a criação, ele é o único, o único que possui malícia. São os mais básicos de todos os instintos, paixões, vícios - os mais detestáveis. Ele é a única criatura que causa dor por esporte, com consciência de que isso é dor. (Mark Twain)
Quem acompanha o blog há um tempo já sabe que adoro ler livros sobre serial killers. Um dossiê definitivo sobre eles, então, é uma leitura muito mais do que necessária!
Acho que nunca comecei uma resenha desse tipo com um alerta, mas vamos lá: o livro possui conteúdo extremamente violento, não é indicado para pessoas sensíveis e expressamente indicado para maiores de 18 anos. É sério. Tá na contracapa. Depois não digam que eu não avisei.
Por se tratar de um dossiê sobre assassinos em série, o livro é bem detalhado. No primeiro capítulo, o autor fala sobre a origem do termo serial killers, as definições, categorias de assassinato (em série, em massa, relâmpago) etc. No segundo capítulo, são abordadas as principais características deles, quem eles, de fato, são. No terceiro capítulo somos apresentados à história do assassinato em série. No quarto capítulo, o destaque é para o sexo: perversões, sadismo, dominação, fetichismo, necrofilia etc. No quinto capítulo, o autor discorre sobre os motivos pelos quais eles matam: danos cerebrais, abuso infantil, ódio da mãe, entre outros. O sexto capítulo é sobre o mal em ação: fatores desencadeantes, alvos de ocasião, armadilhas e muito mais. O sétimo capítulo apresenta dez serial killers americanos. O oitavo capítulo explica como os casos terminam: captura, suicídio, punição, sem solução etc. E o último capítulo, nono, aborda o serial killer na cultura pop: arte, música, literatura, entre outros. No meio dos capítulos o autor insere alguns estudos de caso (34, mais precisamente), que são análises sobre alguns assassinos em série (famosos ou não).
A obra é realmente completa. Claro que há trechos bem pesados, principalmente nos estudos de caso, já que casos reais são descritos com detalhes sórdidos, mas acho que não dá para esperar algo diferente num livro sobre serial killers, infelizmente.
Algumas passagens estão destacadas em amarelo, como se fosse caneta marca-texto, sinalizando os pontos principais de cada página. Achei isso muito interessante, pois tem um apelo visual bem eficiente. Nem precisei me preocupar em colar trocentas notas autoadesivas. Deixou com cara de material de estudo.
Enfim, é um livro realmente esclarecedor. Mas não pensem que é uma leitura fácil: é bem teórico e denso, apesar de intrigante. Terminá-lo, pelo menos para mim, foi uma tarefa demorada. Mas valeu cada segundo investido.
Recomendo somente para quem se interessa pelo assunto. Se você se enquadra nesse público, não vai se arrepender de ler.
Deixo abaixo minhas outras resenhas sobre o tema:
Serial Killers: Louco ou Cruel?, de Ilana Casoy
Serial Killers: Made in Brazil, de Ilana Casoy
Social Killers - Amigos Virtuais, Assassinos Reais, de RJ Parker e JJ Slate
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: Serial Killers: Anatomia do Mal
Autor(a): Harold Schechter
Ano da edição lida: 2013
Editora: DarkSide Books
Páginas: 480
Classificação: ✯✯✯✯✯