SINOPSE
Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do Hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeira. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny se livrar das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo se esqueceu de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Se você acompanha o blog há algum tempo ou, sem querer, se deparou com uma resenha de livro que virou filme, já sabe o que vou dizer, né? Não, eu nunca vi esse filme. Sim, eu tenho um pouco de vergonha de ter lido esse clássico do mestre King só agora, mas antes tarde do que mais tarde ainda, né?
Na trama, Jack Torrance é contratado para a função de zelador do Hotel Overlook, uma construção antiga e imponente que fica no meio do nada. Ele assume a função na temporada de inverno e sabe que em algum momento ficará preso pela neve (que perspectiva adorável! muito seguro!). Sua esposa Wendy e seu filho Danny vão com ele. O garotinho é iluminado, ou seja, é capaz de ouvir pensamentos e "prever o futuro". Suas habilidades serão um combustível para o Hotel (é isso mesmo que você leu, coleguinha) e coisas muito sinistras acontecerão após a sua chegada.
Logo no primeiro capítulo eu já decidi que não gostava de Jack Torrance. Talvez tenha sido seu gênio incontrolável ou sua obsessão em pensar nas bebidas alcoólicas que já lhe causaram tantos problemas, mas o fato é que ele poderia ter se tornado papa e mesmo assim eu o teria desprezado. Aliás, Stephen King tem o dom de criar personagens insuportáveis. Ou eu é que sou chata mesmo. Mas reconheço que sem esse ser problemático, a história não teria existido.
É de conhecimento (quase) geral que Stephen King adora uma embromation e em O Iluminado não foi diferente. O começo é arrastado, mas não achei chato. Tenho um nível elevado de tolerância quando se trata desse autor, provavelmente por ter 99% de certeza de que vai valer a pena no final. No caso desse livro, nós acompanhamos detalhadamente como o Overlook se fortalece aos poucos, como as mentes dos personagens são afetadas dia após dia, ou seja, temos plena noção de tudo o que está acontecendo, quem pensa o quê, quem desconfia do quê e assim por diante. Os eventos sinistros são realmente assustadores, eu me colocava no lugar deles e ficava tensa. Foi impressionante! (pelo menos para mim, pois já conversei com pessoas que riram do meu medo, vejam só que deprimente).
Danny Torrance é um personagem adorável, mora no meu ♥. Fiquei muito triste por tudo o que estava acontecendo com ele (até mesmo antes de irem para o Hotel). Wendy me pareceu bem real: consegui me conectar com ela e entender seus medos, frustrações e sentimentos não muito nobres. Hallorann, o cozinheiro do Overlook, também foi um personagem de destaque para mim.
Eu até ia dizer que o final foi muito apressado, principalmente se levarmos em consideração o tanto que o autor "enrolou" antes de fazer o circo pegar fogo, mas a verdade é que eu devorei o livro nas 150 últimas páginas, então não sei se essa minha impressão é acurada. kkkkkkk De toda forma, gostei muito do desfecho. Foi impactante. Este é, com certeza, um dos melhores livros que li na vida. Recomendo demais a leitura!
Obs.: Eu sei que Doutor Sono não é uma continuação direta, mas mesmo assim fiquei curiosa para lê-lo. Talvez eu faça isso em 2018, se a curiosidade não falar mais alto...
Até a próxima, pessoal!
Informações gerais
Título da obra: O Iluminado
Autor(a): Stephen King
Ano da edição lida: 2012
Editora: Suma de Letras
Páginas: 464
Classificação: ✯✯✯✯✯
Título da obra: O Iluminado
Autor(a): Stephen King
Ano da edição lida: 2012
Editora: Suma de Letras
Páginas: 464
Classificação: ✯✯✯✯✯
Nenhum comentário:
Postar um comentário