SINOPSE
Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.
Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Sonhos são lindos. Mas são apenas sonhos. Passageiros. Efêmeros. Lindos. Mas sonhos não se realizam apenas porque você os sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem. É o trabalho árduo que cria a mudança. (posição 1349)
Foi somente quando li o trecho acima que percebi que tinha um livro incrível nas mãos!
Primeiramente, gostaria de me desculpar pelo meu breve sumiço, mas com a chegada do carnaval eu meio que tirei umas "férias", hehehe... Mas já estamos de volta com nossa programação normal! :D
Quando esse livro foi lançado no ano passado, eu sempre ouvia comentários a respeito dele aqui e ali, mas até então nunca tinha me interessado em saber mais sobre ele. Confesso que o que me fez comprá-lo foi o preço: numa promoção de aniversário da Amazon, o e-book acabou me custando menos de R$ 3!!!
Acredito que a maioria das pessoas deste país já tenha ouvido falar de Shonda Rhimes, afinal de contas, ela é a criadora e produtora executiva da famosíssima série Grey's Anatomy e também de Private Practice e Scandal, além de diretora executiva de How to Get Away with Murder. Neste livro, ela conta como uma simples frase proferida por sua irmã mais velha no Dia de Ação de Graças mudou sua forma de enxergar o mundo e, principalmente, a si própria.
Rhimes sempre foi uma pessoa tímida, introvertida, que gostava de viver em seu próprio mundo. A possibilidade de falar em público a deixava em pânico e provocava uma série de pensamentos negativos em sua mente. Por esse motivo, sua palavra favorita no mundo era NÃO. "Não, não aceito fazer um discurso"; "não, não aceito participar desse programa" e por aí vai. Até que sua irmã, durante a preparação da ceia de Ação de Graças, solta a bomba: "Você nunca diz sim para nada!". A princípio, nada acontece, mas depois de certo tempo Shonda começa a pensar sobre aquela frase e toma uma decisão: dizer sim para tudo o que a apavorava e incomodava. O livro é basicamente um resumo de tudo o que aconteceu no chamado "Ano do Sim".
Durante a obra vamos acompanhando os desdobramentos de vários dos seus "sim": sim a discursos, sim a participações em programas, sim a emagrecer e cuidar da saúde, sim a brincar com suas filhas mesmo que um compromisso importante esteja agendado, até mesmo sim a dizer não quando necessário. Pelo que a autora nos conta, é nítido o seu amadurecimento.
No começo, estranhei um pouco a narração, achei que a autora forçou demais tentando ser engraçada, mas quando o assunto era sério a escrita fluía muito bem. Gostei especialmente das partes em que ela trazia Grey's Anatomy à baila: durante muito tempo essa foi minha série favorita e me emocionei muito nesses trechos. Enfim, o livro é muito bom e curti demais a leitura. Sem forçar a barra na "autoajuda", acredito que Shonda Rhimes nos tenha ensinado grandes lições, inclusive sobre feminismo.
Quantas mulheres precisaram atingir aquele teto invisível antes que a primeira rachadura surgisse? (posição 2639)
Recomendo a leitura!
Até a próxima!
Informações gerais
Título da obra: O ano em que disse sim: como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa
Autor(a): Shonda Rhimes
Ano da edição lida: 2016
Editora: Best Seller
Páginas: 256
Classificação: ✯✯✯✯✯
Ano da edição lida: 2016
Editora: Best Seller
Páginas: 256
Classificação: ✯✯✯✯✯
Nenhum comentário:
Postar um comentário