![]() |
Clique AQUI para ver de onde retirei esta imagem :D |
Olá, pessoal!
Finalmente voltei com uma TAG por aqui! Hoje responderei para vocês perguntas sobre alguns problemas enfrentados por leitores. Espero que gostem! :D
1. Você tem 20 mil livros para ler. Como você decide o que vai ler?
Uma observação muito importante: se eu tivesse 20 mil livros para ler, eu provavelmente seria a pessoa mais feliz do mundo e não me importaria em "sofrer" para escolher minha próxima leitura. :D
Sobre a pergunta em si, eu não tenho uma "técnica" específica. Geralmente olho para a estante, escolho alguns livros que despertaram minha curiosidade, leio a sinopse e vejo o que mais se enquadra com o estilo de leitura que pretendo: algo mais leve, investigação criminal, biografia, enfim, depende do meu estado de espírito mesmo.
2. Você está no meio de um livro, mas não está gostando. Você para ou continua?
Nós primórdios da minha vida de leitora, eu continuaria lendo. Antes eu considerava isso como uma obrigação do tipo "ah, agora que comecei, tenho que terminar!" ou também eu tinha esperanças de que o livro fosse melhorar. Atualmente, se não estou gostando, eu paro. Temos muito pouco tempo livre e existem muitos outros livros que eu gostaria de ler. Não dá para insistir numa coisa que não está agradando.
3. O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizar sua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?
No que se refere a metas, sigo a filosofia da presidenta Dilma: "Não vamos colocar uma meta, deixaremos em aberto e, quando atingirmos ela, nós dobraremos a meta". Sim, eu sei que esta frase faz todo o sentido... Só que não! :D
Sobre quantidade de livros a serem lidos, tento sempre superar os resultados do ano anterior, então pode variar muito. Quase nunca alcanço meu objetivo e não fico frustrada ou irritada. Se faltar muito pouco (mas tem que ser muuuuito pouco mesmo) até faço um esforço - estabeleço um número de páginas a serem lidas por dia -, caso contrário, desencano totalmente. Devemos ler porque estamos com vontade e não para atingir uma meta que, muitas vezes, não importa para ninguém, nem mesmo para o próprio leitor.
Sobre títulos a serem lidos, todo ano estabeleço uma meta com os 12 livros que quero muito ler no ano seguinte. Estou sempre bem longe de atingir meu objetivo, então é melhor passar para a outra pergunta, hehe...
4. As capas de uma série que você ama são horríveis! Como você lida com isso?
Nunca passei por uma situação como essa, pois as capas das minhas séries preferidas são muito bonitas. Mas devo ser aquele tipo de pessoa que não se importa muito com isso. Eu reclamaria um pouco, obviamente, mas desencanaria logo. Colocaria na última prateleira da estante para não dar destaque e seria feliz! hehe... Muitas vezes compramos livros só pela capa e a história é uma bela porcaria. O que importa mesmo é o conteúdo! ;D
5. Todo mundo, incluindo sua mãe, gosta de um livro que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?
Não compartilho esses sentimentos diretamente. O livro será resenhado para o blog, portanto, se a partir disso alguém quiser debater, estou à disposição.
6. Você está lendo um livro e está prestes a chorar em público. Como você lida com isso?
O leitor que nunca passou por essa situação é muito insensível ou está lendo livros "errados", hehehe... Nessas situações eu choro, minha gente! Não to nem aí. As pessoas estão vendo que estou com um livro na mão, portanto, vão deduzir que estou chorando por causa disso. Podem até me achar maluca, mas isso aí já é problema delas. Não seguro, não! E se precisar gargalhar, eu gargalho também. O importante é ser feliz! :D \o/
7. A sequência do livro que você ama acabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê o anterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora de frustração?
Leio a sequência, claro. Se eu tiver que reler algum livro toda vez que esquecer parte da história, nunca mais leio nada novo.
Obs.: Se eu não estiver entendendo nada da história, aí procuro resenhas do volume anterior para ler. Do contrário, sigo adiante.
8. Você não quer que ninguém, NINGUÉM, pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas NÃO quando elas perguntam?
Que radical e dramático! =/
Ok, se eu acho que determinada pessoa não vai cuidar bem dos meus livros, eu simplesmente digo que o título que ela quer já está emprestado para outra pessoa. Felizmente, nunca tive sérios problemas em relação a isso.
Eu realmente acho que os livros têm que circular. Não vejo vantagem em deixar uma história fantástica presa numa estante só porque outra pessoa pode, acidentalmente, dobrar a capa do livro. Claro que existem aquelas pessoas totalmente desleixadas que devolvem o livro como se ele tivesse ido para a guerra. Elas têm mais é que ser descartadas na hora de emprestar livro mesmo. Ninguém é obrigado a lidar com falta de educação.
9. Déficit de atenção. Você não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar a ler mais?
Tento selecionar livros mais leves e divertidos, além de estabelecer uma quantidade de páginas a ser lida por dia. Agora, se realmente não estou com vontade de ler, não fico me martirizando ou me forçando a fazer algo que não quero. Temos que ler por lazer, não por obrigação, senão a leitura fica chata e perde o sentido. Sempre fico meio preocupada quando as pessoas dizem "preciso adiantar minhas leituras". Se não é para a faculdade ou para o trabalho, não faz sentido "adiantar leituras". Será que essas pessoas realmente aproveitam o que estão lendo ou vão se lembrar da história na semana seguinte?
10. Há muitos livros novos que foram lançados e que você está morrendo de vontade de ler. Quantos deles você realmente compra?
Há alguns anos eu diria TODOS, mas hoje estou mais contida. Seleciono os mais desejados e são esses que vou comprar. Uma estratégia que tenho utilizado nos últimos tempos é pedir livros de presente (aniversário e Natal). Já que todo mundo reclama que não sabe o que me dar, entrego uma lista com os livros que estou querendo e sempre recebo a maioria deles! :D \o/
11. Depois de ter comprado os novos livros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antes de você realmente ler?
Alguns livros nem vão para a prateleira, pois começo imediatamente a leitura, mas nem todos têm essa mesma sorte. Alguns começam a ser lidos após uma ou duas semanas da data de aquisição/presente, mas outros chegam a esperar durante anos.
Espero que tenham gostado, pessoal. E aí, quais são seus problemas de leitor?
Origem da TAG: https://www.youtube.com/watch?v=7SfhSV-L3eo
Origem da TAG: https://www.youtube.com/watch?v=7SfhSV-L3eo
Obs.: Já vi respostas para esta TAG em tanto lugar que vou deixar somente o canal de origem como referência.
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário