domingo, 30 de agosto de 2015

Filme | Chasing Ice

Sinopse:

James Balog, fotógrafo da revista National Geographic, passou parte de sua vida sem acreditar no aquecimento global. Mas quando é enviado a regiões glaciais, encontra provas irrefutáveis da rápida transformação planetária. Fundador da instituição de pesquisa Extreme Ice Survey, instalou câmeras em locais gélidos e vulneráveis às mudanças climáticas (Alasca, Groenlândia e Islândia). Todo o processo de elaboração, montagem e distribuição dessas câmeras, bem como os resultados encontrados através de fotografias e vídeos, deram origem a Chasing Ice, um documentário que retrata as mudanças das superfícies frias do nosso planeta. O resultado é alarmante, porém esteticamente espetacular.

Obs.: esta sinopse é uma junção (com leve adaptação própria) dos textos encontrados no AdoroCinema e no Cinema10.


Elenco:

James Balog, Louie Psihoyos, Jeff Orlowski, Svavar Jonatansson, Kitty Boone, Sylvia Earle, Adam LeWinter, Dennis Dimick, Jason Box, Peter Hoeppe, Suzanne Balog, Synte Peacock, Tad Pfeffer, Terry Root, Thomas Swetnam


Direção: Jeff Orlowski
Roteiro: Mark Monroe
Ano de Lançamento: 2012
País: EUA
Gênero: Documentário
Duração: 1h15

Groenlândia


Meus comentários: A questão motivadora para a elaboração deste documentário foi o aquecimento global. Este é um fenômeno que ainda gera muita discussão e controvérsias. Dentre as principais causas do aquecimento global podemos listar desmatamento, aumento na emissão de CO² (e outros gases), poluição etc., ou seja, ações executadas por nós, seres humanos, sem consciência e planejamento.

Numa de suas expedições fotográficas, James Balog fica impressionado com as alterações sofridas pelas geleiras em tão curto espaço de tempo. Relacionando o fato com o aquecimento global, ele chega à conclusão de que pode provar a ocorrência de significativas mudanças climáticas através do gelo, funda a Extreme Ice Survey em 2007 e se lança numa pesquisa fotográfica que duraria um bom tempo. Segundo ele, fotos seriam muito mais eficientes para atingir e conscientizar  a população em geral do que gráficos, estatísticas, coletas de dados etc.

A história está no gelo, de alguma forma. (James Balog)

Dispondo várias câmeras no Alasca, na Groenlândia e na Islândia, ele esperava captar o processo de deslocamento e desaparecimento das principais geleiras desses locais. As fotografias eram tiradas sob várias perspectivas e uma vez a cada hora, durante vários anos. Impressionado com a magnitude e a fragilidade das geleiras, ele nos comove com fotos incríveis e também com suas reflexões:

Dá para sentir uma tensão entre a enorme força contínua dessas geleiras e sua fragilidade.
Elas tiveram uma origem grandiosa e impassível e agora estão se desfazendo em pequenos blocos de gelo que caem no oceano. (James Balog)

Os resultados são magníficos (esteticamente falando), mas muito preocupantes. As fotos foram apresentadas em time-lapse durante várias conferências. Este modo de apresentação possibilita a percepção completa do problema e a conclusão é de que as mudanças climáticas são reais, definitivamente incontestáveis.

Essa é a prova de que sabíamos o que estava acontecendo. Não pode ser negado. (Louie Psihoyos)

Não temos um problema de economia, tecnologia e política pública. Temos um problema de percepção. Porque ainda poucas pessoas compreenderam. Acho que temos uma oportunidade neste momento. Estamos quase à beira de uma crise, mas ainda temos uma oportunidade de enfrentar o maior desafio da nossa geração e, em fato, do nosso século. (James Balog)

Fica aí um alerta para todos nós!

Islândia

Alasca

Para mais informações sobre a Extreme Ice Survey, consulte o site:
http://extremeicesurvey.org/

Obs.: as fotos foram extraídas do site acima. 

E o site do documentário em si é: https://chasingice.com/

Vale muito a pena assistir a este documentário, não só pela conscientização, mas também pela beleza dos cenários e, consequentemente, das fotos.

Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário