Como última postagem do mês de janeiro, vamos conferir uma TAG? Esta eu vi no site da Ane Bee e achei bem interessante. Vamos às perguntas...
1. Você já leu algum livro que mudou sua maneira de ver o mundo?
Com certeza, sim! Livros quase sempre me fazem ver as coisas sob uma nova perspectiva ou reforçam algumas opiniões e convicções que eu já tinha. Extraordinário, por exemplo, me tocou de uma maneira muito particular: reforçou minha ideia de que não podemos nos deixar levar pelas aparências e de que devemos sempre ser gentis. As Cavernas de Aço e Inferno (de Dan Brown) me fizeram refletir sobre a nossa existência, sobre superpopulação e sobre como queremos deixar o mundo para nossos descendentes. E, por fim, Maus e Persépolis me fizeram pensar sobre como é fácil ser um tirano em qualquer lugar e como isso afeta de maneira extremamente negativa e perigosa as relações interpessoais e interculturais. Esses são alguns dos livros que me fazem sempre querer ser uma pessoa melhor, mas existem muitos outros espalhados por aí! :)
2. Você gostaria que seus diários ou suas memórias fossem transcritos em um livro e publicado?
Não. Não mesmo. Nem pensar! hehehe :)
Eu preferiria que meus diários ou minhas memórias continuassem guardados somente para mim.
Eu preferiria que meus diários ou minhas memórias continuassem guardados somente para mim.
3. Qual seu maior medo no universo literário?
Tenho vários, mas o que mais me assombra é o medo de que os escritores percam (ou abandonem propositalmente) a criatividade - por favor, já estamos saturados de livros clichês e puramente comerciais. Queremos histórias realmente envolventes e surpreendentes, com qualidade inquestionável!
4. Qual livro você leu e gostaria de ler novamente?
Qualquer título da Série Vaga-Lume (Editora Ática), em especial Os Barcos de Papel, de José Maviael Monteiro e O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida. Foram os dois livros que mais me marcaram durante minha infância e pré-adolescência.
5. Você considera um livro de sua coleção um troféu? (foi difícil conseguir ou foi uma conquista, um presente de alguém muito querido etc.)
Sim. O Parque dos Dinossauros, de Michael Crichton. Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, mas todas as edições possíveis estavam esgotadas. Depois de muito procurar, em sebos virtuais, por um exemplar que valesse a pena, finalmente consegui o meu!
6. De qual festa ou comemoração que aconteceu nos livros que leu gostaria de ter participado?
Teria sido incrível participar de todos os jogos de Quadribol da saga Harry Potter. Gostaria de ter sido apanhadora da Corvinal (mas eu já ficaria feliz por apenas fazer parte da torcida).
Queria também ter acompanhado Allan Karlsson, o centenário fofinho e simpático de O ancião que saiu pela janela e desapareceu, em todas as suas aventuras desde o momento em que fugiu da casa de repouso em que vivia.
Queria também ter acompanhado Allan Karlsson, o centenário fofinho e simpático de O ancião que saiu pela janela e desapareceu, em todas as suas aventuras desde o momento em que fugiu da casa de repouso em que vivia.
7. Você já sofreu algum tipo de bullying literário por causa de alguma obra que você gosta?
Pode apostar que sim! Já fui criticada por gostar dos livros do Dan Brown, por ter lido Crepúsculo, por pretender ler a trilogia Cinquenta Tons de Cinza, por gostar de literatura infantojuvenil e por aí vai. As pessoas julgam tudo, inclusive as próprias sombras. A necessidade de criticar o outro e de impor seus próprios gostos e vontades é tão grande que está tornando a convivência coletiva muito complicada. Você quase nunca sabe onde está pisando. É uma chatice!
8. Você já participou ou conhece algum grupo de leitura?
Conheço vários, mas nunca participei de nenhum.
9. Se você pudesse dividir sua alma em 7 livros, quais seriam?
1. A Ilha Perdida, de Maria José Dupré
2. Anjos e Demônios, de Dan Brown
7. Sepulcro, de Kate Mosse
10. Se você tivesse o poder, qual personagem de qual livro mudaria, ressuscitaria ou faria desaparecer?
ALERTA DE SPOILER!
VOCÊ FOI AVISADO(A)!
Acho que eu mudaria o Mack, de A Cabana. Eu o deixaria mais inteligente, para que ele parasse de repetir as mesmas perguntas irritantes e enfadonhas em todos os capítulos do livro.
Eu gostaria de desaparecer com todos os personagens do livro A Terra dos Vampiros, assim ele próprio deixaria de existir.
Eu ressuscitaria o Gus, de A culpa é das estrelas, só para ter o prazer de desaparecer com ele e com a Hazel Grace. Aproveitaria a oportunidade para promover o Isaac a protagonista do livro, na tentativa de deixá-lo menos chato.
E aí, o que acharam? ;)
Espero que janeiro tenha sido um mês de ótimas leituras para vocês e que fevereiro seja ainda melhor! Em breve retorno com mais resenhas e com o balanço das leituras deste primeiro mês do ano.
Abraços e até a próxima!