Sinopse:
O capítulo que você queria ler em Extraordinário! Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman - um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra. Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado? Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.
Caso esta seja uma de suas primeiras visitas ao blog, você pode ainda não saber que Extraordinário foi um dos melhores livros que li em 2013. Se for do seu interesse, você pode conferir o que falei sobre ele AQUI e AQUI.
Como grande fã de Extraordinário, eu não poderia deixar de ler O capítulo do Julian, que conta basicamente a mesma história, porém, do ponto de vista de Julian, o "antagonista". Gosto muito de obras que trazem diferentes pontos de vista, pois isso só enriquece a história.
Neste e-book tomamos conhecimento dos motivos que levam Julian a tratar Auggie de forma tão rude e até mesmo cruel. Não se trata, entretanto, de justificar as ações do garoto - a intenção não é realmente essa -, mas sim de mostrar que todos nós podemos errar e que nunca é tarde para nos arrependermos e tentarmos fazer tudo diferente em outras oportunidades.
Assim como Extraordinário, O capítulo do Julian é um livro que nos faz refletir sobre a forma como tratamos as outras pessoas. Uma das maiores lições das obras de R. J. Palacio é sobre a importância da gentileza. Separei dois quotes em que este é o assunto principal:
Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.
- Ian Maclaren
Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil. Não tem como dar errado.
- Sr. Buzanfa
Muitas vezes não nos damos conta de que estamos ofendendo ou magoando as pessoas ao nosso redor. No caso de Julian, ele tinha seus motivos para se incomodar com a presença de Auggie, mas isso não lhe dava o direito de ofendê-lo e maltratá-lo. Tudo se tornou ainda mais crítico devido à forma como seus pais lidaram com a situação: tentavam defendê-lo e justificar suas ações a qualquer custo. Isso só fez com que o garoto acreditasse que estava fazendo tudo certo, tanto é que mesmo pressionado, ele não conseguia sentir remorso pelas ofensas que fez o Auggie.
Sendo assim, acredito que a presença de Grandmère na história (avó do Julian) foi de extrema importância. Ela soube como despertar no garoto a consciência de que ele tinha feito coisa errada e de que nunca é tarde para se arrepender, pedir perdão e fazer a coisa certa. Sua história de vida - que ela conta ao neto - é muito comovente e fiquei bastante emocionada durante a leitura. Dentre tantas coisas que ela disse ao Julian, uma se destacou:
Um erro não define quem você é, Julian. Entende? Você pode simplesmente fazer a coisa certa da próxima vez.
O Sr. Browne também foi um personagem muito importante. Através de seus preceitos foi capaz de tocar Julian ao ponto de o garoto desabafar com ele. Dentre tantas coisas boas ditas por ele, destaco as seguintes:
As coisas que acontecem conosco, mesmo as ruins, muitas vezes podem nos ensinar um pouco sobre nós mesmos.
Você é um bom garoto. Um líder nato. Apenas se lembre de usar sua liderança para o bem, sim? Escolha sempre ser gentil.
Enfim, é um livro mais do que recomendado!
Informações gerais
Título da obra: O capítulo do Julian
Autor: R. J. Palacio
Ano da edição lida: 2014
Editora: Intrínseca
Páginas: 96 - lançado somente em e-book
Classificação no Skoob: ✯✯✯✯✯
Abraços e até a próxima!
Título da obra: O capítulo do Julian
Autor: R. J. Palacio
Ano da edição lida: 2014
Editora: Intrínseca
Páginas: 96 - lançado somente em e-book
Classificação no Skoob: ✯✯✯✯✯
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário