Um blog sobre livros, essencialmente, mas que também pode abordar assuntos diversos vez ou outra!
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Resenha | O Paciente, de Jasper DeWitt
Neste livro, vamos acompanhar, a partir de uma série de postagens em um blog, a terrível experiência do médico psiquiatra Parker H. em seu trabalho em um hospital psiquiátrico. Além de receber poucos recursos financeiros, a instituição era responsável pelo tratamento de um paciente "misterioso" (e perigoso), pois não havia, até então, um diagnóstico para o seu problema.
Este paciente é Joe, um homem de 40 anos que está internado neste mesmo hospital desde os 6. Em sua primeira internação, ainda criança, o caso parecia simples e corriqueiro, porém, em muito pouco tempo, tudo se transformou. A situação ficava cada vez mais grave e com consequências muito ruins. Quem se relacionava mais intensamente com ele, era levado à loucura. O hospital decide, portanto, deixá-lo em isolamento.
Durante a sua graduação e residência, Parker sempre se destacou pelo seu brilhantismo. Ao iniciar seu trabalho (primeiro emprego) no hospital e se deparar com este caso intrigante, ele fica determinado a descobrir o problema do paciente e a tratá-lo. Quando ele finalmente consegue acesso a Joe, as coisas não saem como o planejado.
**
No geral, gostei do livro. Fiquei muito envolvida com a história desde o princípio. Acredito que o formato de postagens tenha ajudado nisso, pois nos aproximou do narrador, o texto fluiu muito bem e os capítulos (posts) não eram muito grandes. A ambientação me trouxe uma sensação de mistério, suspense e até mesmo um "terrorzinho" 😅. Fiquei muito curiosa para descobrir qual era o problema do paciente e se seria possível tratá-lo. Uma das minhas partes favoritas foi a leitura da ficha médica de Joe, desde sua primeira internação; ver como a situação evoluiu me deixou muito intrigada.
Porém, o final foi insatisfatório. Conforme eu avançava na leitura, pensava: "não é possível que chegamos até aqui para... ISSO!!!". Tinha tudo para ser um livro perfeito, mas esse final me complicou 😅. Mesmo assim, dei boa nota, pois o conjunto valeu a pena.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
#opaciente #jasperdewitt #editoraplaneta #planetaminotauro #thriller #suspense #livros #books #bookstagram #igliterario #bibliotecadaaline
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Resenha | O gato que amava livros, de Sōsuke Natsukawa
Quando o avô de Rintaro Natsuki morre, ele se vê perdido e sem perspectivas. Ele morava com o avô há bastante tempo e o ajudava a cuidar de sua livraria (sebo). Tanto Rintaro quanto o avô nutriam um amor profundo por livros; o garoto, inclusive, preferia muito mais ficar na companhia de um bom livro do que fazer as coisas normais que os jovens fazem.
Ainda lidando com o luto pela morte do avô e conformado em fechar a livraria para morar com uma tia distante, Rintaro recebe a visita de um gato malhado chamado Tigre, que o "convoca" para ajudá-lo na missão de "salvar livros". E é assim que os dois embarcam em muitas aventuras.
Resumidamente, trata-se de uma homenagem aos livros! Fiquei muito entretida com os problemas de cada um dos labirintos e gostei muito da mensagem que cada um deles quis nos passar. Além do evidente foco nos livros, a história também nos fala muito sobre empatia, sobre cuidar dos outros, sobre se abrir para novas experiências. Adorei acompanhar a evolução de Rintaro e sua amizade com Sayo, a representante de classe.
Entendo que não houve aprofundamento dos temas abordados, mas achei que isto não tirou o mérito da história; mesmo com a "simplificação", refleti sobre muitas coisas e aprendi bastante. Além disso, é uma história "quentinho no coração". 🥰
Estou com sorte, minhas últimas leituras têm sido muito boas!!
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️
#ogatoqueamavalivros #sosukenatsukawa #editoraplaneta #planetaminotauro #realismomagico #books #livros #igliterario #bookstagram #blibliotecadaaline
segunda-feira, 4 de setembro de 2023
Resenha | Criaturas extraordinariamente brilhantes, de Shelby Van Pelt
Eu PRE-CI-SO começar este post dizendo que AMEI este livro! Com certeza, um dos meus favoritos de 2023.
Vamos acompanhar a história de Tova Sullivan que, após perder o esposo, vai trabalhar como faxineira no Aquário de Sowell Bay. Ali, ela faz amizade com um polvo gigante do Pacífico, chamado Marcellus, que vai tentar ajudá-la a descobrir o que aconteceu com seu filho Erick, falecido há muitos anos num acidente no mar.
Do outro lado da história, temos Cameron Cassmore, um jovem com dificuldade para se encontrar na vida, digamos assim. Sem muitas perspectivas em relação ao futuro profissional e amoroso, ele parte para Sowell Bay em busca de pistas sobre seu suposto pai. E é neste momento que as vidas de Marcellus, Tova e Cameron vão se cruzar.
No começo, eu não estava me importando muito com as partes relacionadas ao Cameron, principalmente porque ele passava boa parte de seus capítulos "jogando a culpa" de suas instabilidades sobre outras pessoas, mas depois fui me afeiçoando a ele. A amizade com Tova e Marcellus foi o auge e passei a torcer por ele (embora ele seja frequentemente irritante).
Tova e Marcellus são perfeitos! 💜 Tova teve uma história muito triste, mas sempre se manteve muito forte. Ela é séria, trabalhadora, gosta de tudo certinho e é muito sensível (e teimosa 😅). Marcellus é inteligentíssimo, perspicaz e, à sua maneira, também é muito sensível. Os capítulos narrados por ele são um primor. Pena que ele não apareceu tanto quanto eu gostaria.
Gostei da ambientação, do plot, dos personagens e achei os capítulos finais muito emocionantes. Recomendo muito a leitura!
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️
#criaturasextraordinariamentebrilhantes #shelbyvanpelt #altanovel #taglivros #books #livros #igliterario #bookstagram #bibliotecadaaline
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
Resenha | O Galinheiro, de Amaurício Lopes
⚠️ Aviso: este livro contém cenas de violência, sequestro, assassinato e invasão domiciliar.
Conheci a escrita de Amaurício Lopes em "Nova Jaguaruara", há alguns anos, e me lembro que gostei bastante do livro. Recentemente, me deparei com "O Galinheiro" disponível no Prime Reading (Amazon) e fiquei muito interessada na premissa, portanto, logo fiz o empréstimo e já iniciei a leitura. E que jornada... Li muitos livros bons neste ano, alguns até favoritados, mas este foi o que mais me deu aquela "pressa boa" para saber logo o que ia acontecer.
Um pouco da história: todo ano, no mesmo feriado, Maria Neide e Francisco, junto com seus filhos, saem na calada da noite para roubar algum galinheiro da região. Para o ano em questão, escolheram a única casa do outro lado do rio, imponente e de gente importante, devido a uma desconfiança de que seus moradores estavam, de alguma forma, envolvidos no desaparecimento de sua filha Rita e de tantas outras meninas da cidade de Palheiros. Uma vez na casa, iniciam uma "investigação" que terá muitos desdobramentos...
O livro é dividido em três partes.
Na primeira, o foco é a família de Maria Neide e Francisco, a invasão da propriedade e a investigação do paradeiro das meninas (especialmente da filha deles) por eles. Esta foi minha parte favorita, embora o começo (bem começo mesmo) tenha sido um pouco arrastado e tenha me desmotivado levemente (ainda bem que passei logo por esta parte, pois me empolguei completamente depois dela).
Na segunda parte, o foco está nos moradores da casa. Temos um breve histórico de como a casa foi construída, de seus antigos moradores e dos moradores atuais. Tomamos conhecimento dos fatos que se relacionam com o desaparecimento das meninas. Achei esta parte bem interessante e fiquei chocada com o tanto de loucura que aparece no decorrer da história 😅.
Na terceira parte, temos o desfecho, mas confesso que a empolgação já tinha passado. Não posso dar detalhes, senão darei spoilers, mas esperava um outro desfecho (embora provavelmente não fosse possível). De toda forma, a primeira e a segunda parte fizeram lindamente seu trabalho, portanto, a nota do livro e minha impressão geral não foram afetadas.
Recomendo a leitura, mas peço que se atentem ao aviso logo no início da resenha!
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Até a próxima!
#ogalinheiro #amauriciolopes #edicaoindependente #terror #suspense #thriller #livronacional #leianacionais #livro #book #igliterario #bookstagram #bibliotecadaaline
quinta-feira, 24 de agosto de 2023
Resenha | Perdido em Marte, de Andy Weir
Acredito que o ponto forte do livro é o humor do protagonista. Mark Watney é muito engraçado! Mesmo nos momentos de maior tensão, onde tudo pode dar errado (errado meeeeesmo), há leveza na forma como ele nos conta a história. Há também muitas partes puramente técnicas, mas a forma como ele nos descreve os procedimentos, a "matemática, física e química" das coisas, deixa tudo muito interessante, não achei nada chato.
Sobre a ambientação, achei incrível. Quando eu era pequena, queria ser astronauta (acho que muita gente já quis também, né?) e sempre pesquisei muito sobre o assunto, portanto, adorei receber tantos detalhes sobre Marte e, de forma mais genérica, sobre o Espaço. Ajudou muito o fato de que eu já estava com muita vontade de ler um livro sobre este tema, então estava tudo "perfeito, sem defeitos".
Obs.: me emocionei com o final, derramei lagriminhas (sim, eu sou emocionada além da conta) 😅
Obs. 2: não assisti ao filme (e provavelmente não assistirei, meu defeito é ter preguiça de filmes e séries 😑).
Quero muito ler os outros livros deste autor!!!
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐🧡
Até a próxima!
#perdidoemmarte #andyweir #arqueiro #livro #book #igliterario #bibliotecadaaline