quarta-feira, 31 de maio de 2017

Resenha | Em algum lugar nas estrelas, de Clare Vanderpool


SINOPSE
Em algum lugar nas estrelas é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.
Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.
Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra.
Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta, ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.
Em algum lugar nas estrelas é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬


Jack Baker é um garoto de 13 anos que, recentemente, perdeu sua mãe. Além disso, seu pai, capitão da Marinha, é um pouco ausente, principalmente por causa de suas obrigações profissionais, e não sabe lidar muito bem com tudo o que está acontecendo. Pai e filho reagem de maneiras bem distintas às coisas e isso gera certo conflito entre eles.

A história se passa após a Segunda Guerra Mundial, no Maine. O pai de Jack o matricula no internato Morton Hill e o garoto não está nem um pouco animado com a perspectiva. Ainda abalado com a morte da mãe e sentindo a indiferença do pai, ele até tenta se enturmar, mas as coisas não dão muito certo. Até que ele conhece Early Auden, um garoto inteligentíssimo, porém, um pouco "esquisito". E daí nasce uma grande amizade.

Early Auden não tem o hábito de frequentar as aulas e, quando o faz, desiste assim que um professor fale algo que contrarie suas opiniões. Ninguém na escola, aparentemente, se importa com isso. Jack e Early passam muito tempo juntos e se tornam grandes amigos. E é por isso que quando Early decide partir numa jornada em busca do Urso Apalache - fora da escola, atravessando riachos, florestas etc. - Jack resolve ir junto com ele, mesmo achando aquilo meio absurdo.

Essa jornada é a coisa mais fantástica que eu já li na vida!!! O livro intercala as aventuras dos meninos com a história de Pi, contada por Early para Jack. Auden é completamente obcecado pelo número Pi e consegue enxergar nele uma magnífica história. Depois de um tempo você começa a traçar paralelos entre tudo o que Pi enfrentou com os próprios desafios vivenciados pelos garotos.

Essa é uma história incrível sobre amizade, superação, autoconhecimento e aventura. Jack e Early são personagens magníficos e únicos. De um lado temos Jack, cético, reticente, um garoto que amadureceu muito cedo por conta de tudo o que sofreu. Do outro lado temos Early, inocente, inteligente, metódico e literal. Essa combinação tão improvável é uma das coisas mais adoráveis do livro. A narrativa é doce, empolgante e tocante. Sinceramente, não tem nada que eu escreva aqui que possa explicar o quanto eu AMEI essa leitura!

Por favor, pessoas, leiam esse livro se tiverem a oportunidade. Tenho (quase) certeza de que vocês não vão se arrepender.

Obs.: essa foi a resenha mais difícil que eu já fiz por aqui. Nunca imaginei que fosse tão complicado escrever sobre um livro que adorei. Espero que tenham gostado.

Até a próxima, pessoal!


Informações gerais 
Título da obra: Em algum lugar nas estrelas
Autor(a): Clare Vanderpool
Ano da edição lida: 2016
Editora: DarkSide Books
Páginas: 288
Classificação: ✯✯✯✯✯

Nenhum comentário:

Postar um comentário