segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TOP 5 | Os melhores livros lidos em 2014

Olá, pessoal!

Como último post de 2014, quero apresentar para vocês os cinco melhores livros lidos durante este ano. Eles serão apresentados por ordem de leitura, sem relação alguma com minhas preferências. Alguns deles ainda não foram resenhados no blog, mas deixarei uma breve sinopse para vocês.

Vamos conferir?


O ancião que saiu pela janela e desapareceu, de Jonas Jonasson

Para conferir a resenha deste livro, clique AQUI.

Primeiro livro que li em 2014 e posso dizer que comecei o ano com o pé direito! Eu nunca havia lido uma obra sueca e gostei bastante da escrita desse autor.

Livro descontraído, com personagens engraçados e uma trama realmente envolvente. Allan Karlsson, um ancião pra lá de simpático, resolve fugir da casa de repouso em que morava bem no dia do seu centésimo aniversário. A partir daí, uma série de acontecimentos muito loucos e improváveis se desenrola e a história vai ganhando um ritmo cada vez mais interessante.

Recomendo este livro para todo mundo a cada oportunidade que tenho! :)



Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman

Para conferir a resenha deste livro, clique AQUI.

Absolutamente impressionante! É assim que defino este livro. Até hoje fico me questionando se o li com a atenção que ele merecia.

Maus conta a história de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração em Auschwitz. É narrado por Art Spiegelman, seu filho, em quadrinhos.

O que mais se destacou para mim durante a leitura foi a sinceridade com que Art retratou seu pai. Ele não tentou romantizá-lo e, por muitas vezes, chegou até mesmo a destacar seus defeitos. Encaro esta obra como um desabafo, como se o autor, através dela, estivesse tentando responder suas dúvidas e inquietações sobre o assunto (Holocausto).

Obra sensacional!



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J. K Rowling

Infelizmente, não há resenha deste livro publicada por aqui. :(

CUIDADO! Sinopses de livros que fazem parte de série sempre podem conter spoilers. Você foi avisado! ^^

Durante 12 anos, o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voltemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter.

Sim, eu nunca havia lido Harry Potter. Não me julguem. Mas confesso que parei no quarto livro, uma vez que Harry Potter e o Cálice de Fogo "não desce nem com Sonrisal". Desculpa, sociedade!

Dentre os três primeiros livros, para mim este é, com certeza, o melhor. Comecei a lê-lo durante uma das maiores ressacas literárias que tive durante a vida! (exagerada) Cheguei a abandonar um livro atrás do outro e pensei que aconteceria o mesmo com este, mas ele realmente conseguiu me prender. Foi reconfortante! <3



Drácula, de Bram Stoker

Infelizmente, não há resenha deste livro publicada por aqui! :(

Segue uma breve sinopse:

Quando um agente imobiliário (Jonathan Harker) ajuda um conde (Drácula) a comprar uma propriedade em Londres, não poderia imaginar o mal que estava levando ao Ocidente. Na partida de xadrez que se segue, entre esse nobre perturbador (que pouco aparece, mas é onipresente) e um determinado grupo de adversários (que inclui o professor Van Helsing e a inteligente Mina Harker), o que está em jogo vai além da luta entre a vida e a morte.

O que posso dizer? Este livro é absolutamente sensacional. É escrito através de entradas em diários (de Jonathan, de Mina, de John Seward - médico), reportagens de jornal, cartas etc. Tal recurso torna a história muito rica, pois há diferentes pontos de vista em jogo.

A leitura é tensa, a atmosfera sombria é perfeitamente descrita, enfim, Drácula é fascinante!



Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

Para conferir a resenha deste livro, clique AQUI.

Em Laranja Mecânica somos apresentados ao Alex, nosso Humilde Narrador, um adolescente que faz parte de uma gangue que comete atrocidades pela cidade. Numa dessas "saideiras", ele é capturado pela polícia e submetido a um tratamento (lavagem cerebral) que visa acabar com a violência daquelas pessoas que o recebem.

Posso estar sendo muito repetitiva aqui, mas é uma obra verdadeiramente impressionante. Gírias foram criadas especificamente para a composição deste livro (nadsat) - a princípio, é preciso consultar o glossário a todo o momento, mas depois você acaba incorporando as novas palavras. Sinceramente, isso torna a história bem mais interessante. Além disso, a forma como nos apegamos a Alex, mesmo sabendo de todos os seus crimes, é realmente inexplicável.

E aí vai, a meu ver, a máxima do livro:

Um homem que não pode escolher deixa de ser um homem. (p. 233)




E estes foram os livros selecionados. Li muitos livros bons neste ano, mas estes cinco realmente se destacaram.

Para conferir a lista completa de livros lidos em 2014, clique AQUI.

Para conferir meu "TOP 5 - Os melhores livros lidos em 2013", clique AQUI.


FELIZ ANO NOVO! :)


Abraços e até 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário