terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Aquisições de livros #3 (e presentes...)

Conforme prometido, voltei para comentar sobre as aquisições de livros referentes ao mês de dezembro e sobre os presentes de Natal que ganhei.

Não costumo ganhar muitos livros de presente, pois as pessoas ficam com receio de me dar livro repetido, mas neste ano, especificamente, estou muito feliz, pois ganhei uma coleção que já queria há muito tempo. Falarei dela mais adiante...


Estes foram os livros que comprei numa ida casual a uma loja física da Fnac (sempre que entro numa livraria, saio com alguma coisa de lá, incrível!). Como a Black Friday havia ocorrido há pouquíssimos dias, os livros ainda estavam com desconto.

Segue breve sinopse de cada uma das obras:

O ancião que saiu pela janela e desapareceu, de Jonas Jonasson:
Em vez de serial killers, um ancião muito simpático que desaparece do asilo no dia em que completaria cem anos. No lugar de casos horripilantes, como aqueles desvendados pelo detetive Harry Hole de Jo Nesbo, temos um grupo de personagens improváveis (que inclui até uma elefanta!), percorrendo a Suécia com uma fortuna na mala em fuga de mocinhos e bandidos como aqueles dos velhos tempos, dos saborosos filmes hollywoodianos. Se não bastasse isso, Allan Karlsson, o ancião em questão, presenciou alguns dos maiores acontecimentos do século XX sempre de maneiras inusitadas: salvando Franco de ser explodido por uma bomba, querendo cortar o bigode de Stalin ou ajudando a construir a bomba atômica no super secreto campo de Los Alamos. Esse é um livro diferente, com potencial para conquistar os leitores. E não deu outra, de lá para cá 4,5 milhões de cópias foram vendidas no mundo, transformando o adorável ancião em um best seller em vários países europeus.

Vida - Cruz e Souza, Basho, Jesus e Trotski, de Paulo Leminski:
Quando a Companhia das Letras lançou 'Toda poesia', em fevereiro de 2013, alguns dos livros ali reunidos - como 'Caprichos & relaxos' e 'Distraídos venceremos' - estavam fora de catálogo e vinham sendo procurados pelo amplo público leitor de Paulo Leminski há mais de dez anos. Fenômeno semelhante ocorre com as quatro biografias que Leminski escreveu para a Coleção Encanto Radical ao longo da década de 1980; livros como 'Bashô - a lágrima do peixe' são raridades, e voltam ao mercado com a reedição de um volume único. Sob o olhar poético e apaixonado de um mesmo admirador, essas quatro trajetórias aparentemente desconexas ganham novas dimensões, criam elos e se complementam, em comunicação permanente com a vida e a obra de seu biógrafo. Trótski é visto como um homem de letras, autor do 'mais extraordinário livro sobre literatura' já escrito por um político. Cruz e Sousa é personagem central de um movimento que Leminski chama de 'underground' e que muito o influenciaria: o simbolismo. Bashô, antes de se tornar pai do haikai, foi membro da classe samurai. E Jesus é um 'superpoeta'. Enquanto traz à tona lados de quatro de seus heróis, Leminski revela muito de si mesmo, tão múltiplo e fascinante quanto os biografados, e fornece a seus fãs, em narrativas aliciantes e cheias de estilo, uma gênese de suas principais influências.

Os Diários do Semideus, de Rick Riordan:
Todo jovem semideus precisa se preparar para um árduo futuro: destruir monstros, aventurar-se pelo mundo e lidar com os temperamentais deuses gregos e romanos. Nesse volume recheado de relatos inéditos, retratos e entrevistas com personalidades do Olimpo, diagramas e brincadeiras criados pelo Escriba Sênior do Acampamento Meio-Sangue, Rick Riordan, Percy Jackson e seus amigos vão encarar inimigos perigosos e tarefas mortais. As lições aprendidas com essas histórias poderão salvar a vida de qualquer semideus!


Como puderam perceber pelas minhas últimas aquisições, eu quase nem gosto dos livros do 'tio' Riordan! *__*

Dos livros comprados, apenas o primeiro não estava na minha lista de desejados, no entanto, achei a premissa tão interessante, que ele já entrou para as minhas metas literárias de 2014. Farei resenha após a leitura! :)
 


Fui à Livraria Nobel para comprar um presente e adivinhem? Trouxe um livro para mim também! hehe...

Este é o livro que estou lendo no momento (espero terminá-lo ainda hoje) e é muito fofo! Muito fofo mesmo... Estou adorando!

Deixe a neve cair, de Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle:
Na noite de Natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.

Sério, o livro é realmente muito legal! :)

 


E estes quatro livros foram meus presentes de Natal! \o/

Estava de olho na série A Saga do Tigre há muito tempo, mas o Submarino nunca fazia uma promoção "decente". Entrava todos os dias no site para checar, mas sempre me decepcionava. Quando ganhei os livros, minha felicidade foi tanta que fiquei algumas boas horas contemplando as belíssimas capas.

Breve sinopse de cada um dos livros:

A Maldição do Tigre - A Saga do Tigre - Livro 1, de Colleen Houck:
Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é, na verdade, Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.

O Resgate do Tigre - A Saga do Tigre - Livro 2, de Colleen Houck:
Kelsey Hayes nunca imaginou que seus 18 anos lhe reservassem experiências tão loucas. Além de lutar contra macacos d'água imortais e se embrenhar pelas selvas indianas, ela se apaixonou por Ren, um príncipe indiano amaldiçoado que já viveu 300 anos. Agora que ameaças terríveis obrigam Kelsey a encarar uma nova busca – dessa vez com Kishan, o irmão bad boy de Ren –, a dupla improvável começa a questionar seu destino. A vida de Ren está por um fio, assim como a verdade no coração de Kelsey. Em O Resgate do Tigre, a aguardada sequência de A Maldição do Tigre, os três personagens dão mais um passo para quebrar a antiga profecia que os une. Com o dobro de ação, aventura e romance, este livro oferece a seus leitores uma experiência arrebatadora da primeira à última página.

A Viagem do Tigre - A Saga do Tigre - Livro 3, de Colleen Houck:
Perigo. Desolação. Escolhas. A eternidade é tempo demais para esperar pelo verdadeiro amor? Em sua terceira busca, a jovem Kelsey Hayes e seus tigres precisam vencer desafios incríveis propostos por cinco dragões míticos. O elemento comum é a água, e o cenário de mar aberto obriga Kelsey a enfrentar seus piores temores. Dessa vez, sua missão é encontrar o Colar de Pérolas Negras de Durga e tentar libertar seu amado Ren tanto da maldição do tigre quanto de sua repentina amnésia. No entanto, o irmão dele, Kishan, tem outros planos, e os dois competem por sua afeição, além de afastarem aqueles que planejam frustrar seus objetivos. Em A Viagem do Tigre, terceiro volume da série A Saga do Tigre, Kelsey, Ren e Kishan retomam a jornada em direção ao seu verdadeiro destino numa história com muito suspense, criaturas encantadas, corações partidos e ação de primeira.

O Destino do Tigre - A Saga do Tigre - Livro 4, de Colleen Houck:
Com três profecias da deusa Durga solucionadas, agora resta apenas uma no caminho de Kelsey, Ren e Kishan para que a maldição seja quebrada. Mas o maior desafio do trio os aguarda: a busca pelo último presente de Durga – a corda de fogo – na Ilha Barren, situado na Baía de Bengala. Uma busca que ameaçará suas vidas. É uma corrida contra o tempo e o malvado feiticeiro Lokesh – neste ansiosamente aguardado quarto livro da série A Maldição do Tigre – colocará o bem contra o mal, testará laços de amor e lealdade, e, finalmente, revelará o verdadeiro destino do Tigre, de uma vez por todas.


Enquanto escrevia este post, descobri que há um quinto livro, previsto para ser lançado ainda em 2014, cujo nome será Tiger's Dream (O Sonho do Tigre).

Os dois primeiros livros foram dados a mim pelo meu irmão e os outros dois pelos meus pais, completando provisoriamente a coleção. Eu não os incluí na meta literária do próximo ano, mas me esforçarei para lê-los o mais rápido possível.
Como eu disse anteriormente, as capas são lindas, então resolvi colocar uma imagem delas aqui para vocês (são as capas originais, mas no Brasil foi lançado da mesma forma):

E é com esta postagem que me despeço de vocês neste ano de 2013! Que 2014 seja um ano de muitas conquistas e, claro, boas leituras! :)

FELIZ 2014!

Abraços e até a próxima!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Aquisições de livros #2

Sou daquele tipo de leitora que olha para a própria estante de livros, reconhece que há inúmeros títulos a serem lidos, mas não resiste a uma boa promoção e acaba comprando mais do que deveria...

Novembro foi um mês bem atípico nesse sentido, portanto, vamos conferir?


Comprei esses quatro livros numa promoção, na qual uma seleção de livros da Editora Globo estava com 50% de desconto.

Eu tinha selecionado muito mais do que quatro, mas como tinha intenção de comprar livros na Black Friday (falarei dela mais adiante), me contive.

Breve sinopse de cada um dos livros:


As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury:
As Crônicas Marcianas descrevem a chegada e posterior conquista de Marte pelos colonos terráqueos. Bradbury lançou os contos separadamente desde 1942, em forma de pulps. Ao reuni-los n'As Crônicas Marcianas, ele faz uma crítica ao grande medo da época (década de 50), a Guerra Nuclear, criticando também as forças políticas antagônicas da época, em plena Guerra Fria.

Comandante Che - Guerrilheiro, líder e estrategista, 1956-1967, de Paul J. Dosal:
Este livro não é apenas mais uma biografia de Ernesto Che Guevara, afinal, existem dezenas de relatos sobre sua vida. É um alentado estudo de história militar, tendo na guerrilha seu leit motiv. E a guerrilha é a contribuição de Che para a história militar. Participante de movimentos armados em Cuba, no Congo e na Bolívia, acabou construindo seu modelo teórico na prática guerrilheira e influenciou diversos movimentos, especialmente na América Latina.

Dossiê História, de Geneton Moraes Neto:
Que histórias podem se esconder por trás de um simples policial aposentado, ou de um educado senhor que caminha por Londres com gestos contidos? Ou, ainda, de um professor de planejamento urbano na Alemanha? O que todas essas pessoas têm em comum é a participação como personagens ou testemunhas de fatos que mudaram o mundo nas últimas décadas. Dossiê História traz uma série de entrevistas que o repórter Geneton Moraes Neto fez com gente que teve sua vida marcada por acontecimentos que todos conhecem, mas poucos experimentaram tão de perto.

Admirável MUNDO Velho!, de Alberto Villas:
Quem nunca ouviu "Hoje você está com a macaca" e ficou sem entender nada? E "Ficou a ver navios" sem ter percebido? Estas e outras expressões comuns em outras décadas caíram em desuso ou foram substituídas por outros termos. Admirável MUNDO Velho! é um livro de histórias e "causos" de personagens que, devido a alguma situação cotidiana utilizaram expressões como "tô frito", "ele tem um parafuso a menos", "ela tomou um chá de cadeira" e "ele trabalha com cérebro eletrônico". Com o humor que é comum aos seus livros, Alberto Villas narra de maneira divertida as circunstâncias em quê as expressões foram utilizadas. Para cada frase, um conto. O autor, em diversos capítulos, relembra sua infância em Belo Horizonte e cria uma espécie de dicionário no qual os verbetes são contos de um passado não muito distante, pois está presente na linguagem daqueles que se divertiram com as expressões do admirável mundo velho.


Destes livros, apenas o último já foi lido. Aliás, li assim que chegou. Ainda não sei se terá resenha por aqui, pois se trata de um livro composto por pequenos contos, portanto, não sei bem como abordá-lo. Posso assegurar, entretanto, que foi uma obra muito divertida de se ler. Reconheci várias expressões utilizadas por meus avós e até mesmo pelos meus pais. É uma leitura bem descontraída, mas é interessante ler outro livro em paralelo, senão pode ficar bem cansativo. São contos curtíssimos, mas ler um atrás do outro pode causar certo tédio (pelo menos foi o que aconteceu comigo em determinado ponto).




Algumas semanas antes da Black Friday, resolvi fazer uma lista dos livros que queria comprar imediatamente, para comparar os preços e não ser tapeada.

Quando o tão esperado dia chegou, fui direto pesquisar os preços dos títulos selecionados e, para minha grande surpresa, a maioria compensava e muito! \o/

Nesta imagens constam os itens adquiridos na Fnac. Vamos às sinopses:

Toda Mafalda, de Quino:
Mafalda é apenas uma garotinha. Gosta de brincar, de dançar e odeia tomar sopa. Mas, com apenas seis anos de idade, a menina criada pelo cartunista argentino Quino na década de setenta tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância. Ela e sua turma gostam dos Beatles, mas questionam o insano universo dos adultos, suas manias e suas maneiras de encarar o mundo e a realidade. A última tirinha dessa personagem foi publicada em 1975, mas continua mais atual do que nunca. 
2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke:
No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. 
Psicose, de Robert Bloch:
Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Mary Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela para depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego! 
Os Arquivos do Semideus, de Rick Riordan:
Atenção jovens semideuses: preparem-se para ter acesso a arquivos altamente sigilosos. Compilado pelo escriba sênior do Acampamento Meio-Sangue, o sr. Rick Riordan, o conteúdo supersecreto apresentado em Os Arquivos do Semideus inclui os relatórios de três das mais perigosas aventuras de Percy Jackson, informações valiosas conseguidas em entrevistas com os mais importantes heróis da saga, um utilíssimo mapa do acampamento e muito, muito mais. Leiam e tornem-se especialistas no universo dos deuses e heróis do Olimpo. (Sinopse meio zuada, essa! Foi mal! hehehe...)
 

Dos quatro livros, os dois últimos já foram lidos. Os outros dois estão nas minhas metas literárias para 2014. Em breve terá resenha de Psicose e estou preparando um post bem bacana sobre toda a série Percy Jackson e os Olimpianos... Aguardem! :)



Essas foram as minhas compras no Submarino, também feitas durante a Black Friday. Fazia tempo que queria esses livros e como estavam com um desconto bem bacana, aproveitei. Estão nas minhas metas literárias de 2014 também.

Sim, ainda estão no plástico! *__*

Sinopses (com spoilers, eventualmente):

O Herói Perdido - Série: Os Heróis do Olimpo - Livro Um, de Rick Riordan:
Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os Heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

O Filho de Netuno - Série: Os Heróis do Olimpo - Livro Dois, de Rick Riordan:
A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

A Marca de Atena - Série: Os Heróis do Olimpo - Livro Três, de Rick Riordan:
Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.

A Casa de Hades - Série: Os Heróis do Olimpo - Livro Quatro, de Rick Riordan:
A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e a moral da equipe está baixa após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.




Como já expliquei anteriormente, todos os livros comprados durante a Black Friday já estavam na minha lista de desejados há um tempo. Nenhum título foi comprado por impulso, já que este evento tem um caráter meio duvidoso aqui no Brasil ("tudo pela metade do dobro" é o lema). Felizmente, tive sorte!

Para este texto não ficar maior do que já está, farei outro post para comentar sobre as aquisições e os presentes de dezembro.

Abraços e até a próxima!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Resenha | Fantasmópolis, de Doug TenNapel

Sinopse:

No mundo dos mortos, quem não morreu tem poderes sobrenaturais. Garth é um garoto com uma doença incurável que tenta levar uma vida normal. Frank Gallows está em crise com seu emprego de caça-fantasmas. Seu posto na Força-Tarefa de Imigração Sobrenatural está por um fio. Então comete um falha imperdoável: acidentalmente envia o garoto para o além muito antes da hora.

Enquanto Frank tenta reparar seus erro, Garth conhece um mundo inteiramente novo. Em Fantasmópolis, centro de todo o além, descobre que fantasmas e pesadelos povoam sete reinos distintos, comandados pelo temível Vaugner. Mas o mundo dos mortos não é mais o que costumava ser e, em busca de um caminho para casa, Garth terá de enfrentar muitos desafios, dentre eles restaurar a paz em Fantasmópolis.


Fantasmópolis foi o primeiro livro que li em formato de quadrinhos, fato que me deixou bem envergonhada, pois adorei a experiência e me lamento até agora por nunca ter lido nada do tipo antes (foi minha primeira leitura de 2013, inclusive). Comprei meu exemplar na Bienal do Livro, em São Paulo, ocorrida entre os dias 09 e 19 de agosto de 2012, no Anhembi. Confesso que fui atraída pela capa, que é sensacional, mas tomei o cuidado de ler a sinopse à contracapa e me apaixonei pela ideia.

Conforme o próprio resumo da obra nos adianta, Frank Gallows é um caça-fantasmas que, há tempos, está descontente com o seu trabalho. Em uma de suas tarefas, acaba mandando para o Além, sem querer, um garoto chamado Garth, que sofre de uma doença incurável. É claro que os dois estão numa bela enrascada por causa do ocorrido!

Logo nos primeiros quadrinhos, temos uma ideia do que nos espera em Fantasmópolis (lugar para onde Garth foi mandado). Os fantasmas simplesmente preferem fugir para a Terra do que ficar por lá. Coisas estranhas (vejam bem, estranhas para aquele mundo, só para esclarecer) estão acontecendo, pois o novo soberano do lugar estava bem empolgado com o poder adquirido, o que não era nada bom para os habitantes de lá.

A partir daí, somos completamente envolvidos pelo desenrolar dos acontecimentos, inclusive com o bônus de uma revelação surpreendente. Vale muito a pena conferir essa HQ! O final foi especialmente emocionante.

Histórias em Quadrinhos são sempre dinâmicas, possibilitando uma rápida e divertida leitura. As ilustrações complementam o texto e, obviamente, propiciam a visualização do que realmente está acontecendo. Infelizmente, um dos pontos 'não tão bons assim' é que não sobra muito para a imaginação. Adoro imaginar personagens e cenários, criar minhas próprias ideias em relação à história, mas também gosto muito de quadrinhos, principalmente quando são bem pensados e produzidos.

Doug TenNapel é um autor e desenhista da mais alta qualidade. Seus quadrinhos são muito bem desenhados e dão vida ao texto. Os coloristas também estão de parabéns, pois as cores foram muito bem selecionadas, conferindo um aspecto adequadamente sinistro aos ambientes, ou seja, transmitem com maestria todo o ambiente sobrenatural de Fantasmópolis, nos envolvendo do começo ao fim com a história.

O único problema, ao meu ver, é o forte cheiro de tinta para impressão, visto que todas as páginas são absolutamente coloridas. Não há o que fazer quanto a isso. Mas é uma ressalva muito pequena diante da beleza estética desta obra!

Obs.: o livro foi lançado pela Editora Ática em 2011.

Recomendo o livro!

Abraços e até a próxima!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TAG | Metas de leitura para 2014

Peço desculpas pelo post enorme, mas como era para falar sobre 12 livros, não havia outro jeito. Mas eu juro que é um texto bem dinâmico... Podem confiar! ;)

Eu adoro planejar minhas leituras futuras, mas confesso que nem sempre isso dá certo. Neste ano, por exemplo, tinha selecionado 24 livros, porém, li somente 14 destes. A maioria dos livros que li foi selecionada ao acaso, pura e simplesmente.

Desta vez serei mais contida e selecionarei apenas 12 obras, uma para cada mês, simbolicamente. Isso significa que eu devo ler estes 12 livros no decorrer do ano, porém, sem uma regra específica: pode ser que eu leia mais de um livro no mesmo mês ou até mesmo fique alguns meses sem atender essas metas.

Os livros que serão apresentados a seguir não estão por ordem de leitura/preferência. Vamos lá?!


1.

Ainda não comentei aqui no blog, mas Percy Jackson e os Olimpianos é, sem sombra de dúvidas, uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Lê-la era uma das minhas metas para 2013. Felizmente, consegui cumpri-la.

Portanto, para 2014 já selecionei a série Os Heróis do Olimpo. Espero que Rick Riordan se supere! ;D

Percy Jackson é um protagonista carismático, muito fofo, e seus melhores amigos também são demais. Livros narrados em primeira pessoa são complicados, pois se você não gosta do protagonista, a coisa não anda. Mas, sinceramente? Não tem como não gostar do Percy! 

Livros da série: O Herói Perdido / O Filho de Netuno / A Marca de Atena / A Casa de Hades

Obs.: Não colocarei sinopses de livros que formem coleção, somente avulsos. Perceberam que já dei uma 'roubadinha' logo de cara, né? Perdoem-me, mas eu não poderia deixar esses livros de fora... ;)

2.

Ops, mais uma roubadinha... ;)

Eu não poderia deixar de fora a trilogia Fronteiras do Universo, de Phillip Pullman, uma vez que tenho sempre acompanhado impressões extremamente positivas sobre os livros.

Além disso, pelo que entendi e andei especulando, trata-se de uma história de fantasia que envolve elementos (não sei se essa é a palavra correta, mas tudo bem) épicos e universos paralelos. Todo esse enredo me interessa bastante, portanto, estou muito curiosa.

Livros da trilogia: A Bússola de Ouro / A Faca Sutil / A Luneta Âmbar


3.

Garota Exemplar, de Gillian Flynn, é um livro que me interessa bastante, principalmente pelas várias críticas positivas que recebeu desde o seu lançamento.

Sinopse:
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Bem interessante, não é mesmo?! :)

4.

Único livro de tirinhas presente nas minhas metas para 2014, Toda Mafalda, de Quino, é uma das minhas mais recentes aquisições e pretendo lê-la o mais rapidamente possível.

Sinopse:
Mafalda é apenas uma garotinha. Gosta de brincar, de dançar e odeia tomar sopa. Mas, com apenas seis anos de idade, a menina criada pelo cartunista argentino Quino na década de setenta tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância. Ela e sua turma gostam dos Beatles, mas questionam o insano universo dos adultos, suas manias e suas maneiras de encarar o mundo e a realidade. A última tirinha dessa personagem foi publicada em 1975, mas continua mais atual do que nunca.

A obra reúne todas as tirinhas da Mafalda, portanto, será um grande exercício de reflexão. Sem contar que ela é extremamente fofa e carismática! Aposto que será uma leitura muito divertida! :D

5.

Eu já havia começado a ler Breve história de quase tudo, de Bill Bryson, neste ano, mas não levei adiante, pois não é uma leitura que flui tão facilmente. Há muitos fatos e curiosidades, portanto, é preciso muita atenção na hora de lê-lo. Ele não estava nas minhas metas de 2013, mas entrará nesta de 2014. ;)

Sinopse:
Ao constatar que ignorava o porquê dos oceanos serem salgados, Bill Bryson percebeu, com certo desagrado, que tinha pouquíssimo conhecimento sobre o planeta em que vivia. A indagação o propeliu à tarefa épica de entender - e explicar - tudo o que sabemos sobre o mundo.
Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia e todas as outras disciplinas que considerava "maçantes" na escola. Antítese do texto didático tradicional, sua prosa foge dos jargões técnicos sem nunca abrir mão da profundidade. A preocupação do autor está em entender como os cientistas realizam suas descobertas. Para compilar esta Breve história de quase tudo, Bryson consultou dezenas de obras e pesquisadores e montou o que pode ser considerado um delicioso guia de viagens pela ciência.

6.

O ancião que saiu pela janela e desapareceu, de Jonas Jonasson,  também foi uma das minhas últimas aquisições. Estava passeando calmamente pela Fnac quando este livro, quietinho na prateleira, (ahan, tá, ele praticamente se jogou em cima de mim) chamou a minha atenção. A capa é sensacional e a sinopse é mais ainda! Não vejo a hora de lê-lo! :D

Sinopse:
Em vez de serial killers, um ancião muito simpático que desaparece do asilo no dia em que completaria cem anos. No lugar de casos horripilantes, como aqueles desvendados pelo detetive Harry Hole de Jo Nesbo, temos um grupo de personagens improváveis (que inclui até uma elefanta!), percorrendo a Suécia com uma fortuna na mala em fuga de mocinhos e bandidos como aqueles dos velhos tempos, dos saborosos filmes hollywoodianos. Se não bastasse isso, Allan Karlsson, o ancião em questão, presenciou alguns dos maiores acontecimentos do século XX sempre de maneiras inusitadas: salvando Franco de ser explodido por uma bomba, querendo cortar o bigode de Stalin ou ajudando a construir a bomba atômica no super secreto campo de Los Alamos. Esse é um livro diferente, com potencial para conquistar os leitores. E não deu outra, de lá para cá 4,5 milhões de cópias foram vendidas no mundo, transformando o adorável ancião em um best seller em vários países europeus.


7.

Já faz um tempo considerável que quero ler 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke. Quando vi a nova edição que a Aleph lançou (cuja capa está ao lado), fiquei mais empolgada ainda.

Sinopse:
No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente.

Nunca vi o filme (me julguem *__* hehe...), embora seja do meu interesse, um dia, assisti-lo. A verdade é que eu tenho um pouco de preguiça de filme (me julguem de novo *__*), portanto, sempre prefiro o livro. Vamos ver se cumpro a meta de lê-lo em 2014, né?! :)

8.

O livro Os Pilares da Terra, de Ken Follett, estava nas minhas metas para 2013, porém, não consegui lê-lo, como já devem ter notado. ;)

Portanto, aqui está ele, firme e forte, nesta nova listagem. Será que agora eu consigo?

Sinopse:
Um mergulho na Inglaterra do século XII e na construção minuciosa de uma catedral gótica. Emocionante, complexo, pontilhado de coloridos detalhes históricos, Os Pilares da Terra traça o painel de um tempo conturbado, varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural. A figura que melhor expressa os ideais que inspiraram Ken Follett a escrever este livro é Philip, prior de Kingsbridge, um homem que luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus. Mas a galeria de personagens que gravitam em torno da catedral inclui Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William, o cavaleiro boçal, e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma. Como painel de fundo, uma Inglaterra sacudida por lutas entre os sucessores prováveis ao trono que Henrique I deixou sem descendentes.


9. 

Depois de ter lido Calafrios, fiquei extremamente interessada em outras obras da autora, afinal, aquele livro foi simplesmente sensacional. O Último Grito também estava nas minhas metas de leitura para 2013, mas este foi um ano para, definitivamente, não cumprir metas! =/ 

Mas agora em 2014 vai! ;)

Sinopse:
Prosperity, Oregon, 1977. Um incêndio mortal no moinho da abastada família Buchanan faz Cassidy, filha caçula de Rex Buchanan, dono da propriedade e de metade da cidade, ver sua adolescência e seu amor serem levados pelo fogo. O incêndio foi criminoso e houve vítimas fatais, mas sua autoria nunca foi descoberta, e o caso nunca foi resolvido. Dezessete anos depois, determinada a enfrentar seus demônios e a sair em busca da verdade, ela retorna a Prosperity. Mas, em vez de respostas, outro incêndio aterrorizante e um assassinato acontecem. Intrigados com a coincidência entre a presença de Cassidy e as duas tragédias, alguns moradores começam a especular se ela seria a vítima que teve sorte de sobreviver ou a culpada.

Pela sinopse dá para perceber que este livro é para ser lido imediatamente, não é mesmo?! :D


10.


Faz um tempinho já que comprei Stonehenge, de Bernard Cornwell, mas ele nunca entrou nas minhas metas de leitura, tadinho! =/

Confesso que nunca li nada do autor (me julguem mais uma vez! hehe...), mas isso está para mudar em 2014!

Sinopse:
Uma combinação perfeita: um dos escritores ingleses mais bem-sucedidos no Brasil escreve sobre um dos mais conhecidos e enigmáticos mistérios do planeta. Como explicar Stonehenge, um enigma tão complexo quanto as pirâmides do Egito? Qual era a finalidade desse círculo de pedras? Todos os anos, milhares de turistas seguem até a planície de Salisbury para tentar entender o grande mistério. Teria o monumento sido erguido pelos gregos? Ou se trata de um templo construído pelos druidas celtas? Bernard Cornwell recria a época da construção do monumento em uma emocionante disputa entre três irmãos pelo poder de sua tribo.

Enredo, ok! Pano de fundo, ok! Por que eu ainda não li esse livro? :O


11.

Maus, de Art Spiegelman, é uma das minhas HQs selecionadas para o ano de 2014. Comprei por indicação de amigos e blogueiros/vlogueiros e estou muito curiosa para lê-lo.

Sinopse:

Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Tramas sobre guerras, campos de concentração, revoluções e afins sempre me ganham! ;)



12.

Para completar a lista de HQs selecionadas, apresento-lhes Persépolis, de Marjane Satrapi, que também comprei com base em indicações.

Sinopse:
Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Confesso que ignoro completamente a história cultural e política do Irã, portanto, acredito que a leitura deste livro será um grande aprendizado.


Estas são, portanto, minhas metas de leitura para 2014. Estão "cumpríveis", ao meu ver, mas nunca se sabe, né?

Abraços e até a próxima!