segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Resenha | O Galinheiro, de Amaurício Lopes


⚠️ Aviso: este livro contém cenas de violência, sequestro, assassinato e invasão domiciliar.

Conheci a escrita de Amaurício Lopes em "Nova Jaguaruara", há alguns anos, e me lembro que gostei bastante do livro. Recentemente, me deparei com "O Galinheiro" disponível no Prime Reading (Amazon) e fiquei muito interessada na premissa, portanto, logo fiz o empréstimo e já iniciei a leitura. E que jornada... Li muitos livros bons neste ano, alguns até favoritados, mas este foi o que mais me deu aquela "pressa boa" para saber logo o que ia acontecer.

Um pouco da história: todo ano, no mesmo feriado, Maria Neide e Francisco, junto com seus filhos, saem na calada da noite para roubar algum galinheiro da região. Para o ano em questão, escolheram a única casa do outro lado do rio, imponente e de gente importante, devido a uma desconfiança de que seus moradores estavam, de alguma forma, envolvidos no desaparecimento de sua filha Rita e de tantas outras meninas da cidade de Palheiros. Uma vez na casa, iniciam uma "investigação" que terá muitos desdobramentos...

O livro é dividido em três partes.

Na primeira, o foco é a família de Maria Neide e Francisco, a invasão da propriedade e a investigação do paradeiro das meninas (especialmente da filha deles) por eles. Esta foi minha parte favorita, embora o começo (bem começo mesmo) tenha sido um pouco arrastado e tenha me desmotivado levemente (ainda bem que passei logo por esta parte, pois me empolguei completamente depois dela).

Na segunda parte, o foco está nos moradores da casa. Temos um breve histórico de como a casa foi construída, de seus antigos moradores e dos moradores atuais. Tomamos conhecimento dos fatos que se relacionam com o desaparecimento das meninas. Achei esta parte bem interessante e fiquei chocada com o tanto de loucura que aparece no decorrer da história 😅.

Na terceira parte, temos o desfecho, mas confesso que a empolgação já tinha passado. Não posso dar detalhes, senão darei spoilers, mas esperava um outro desfecho (embora provavelmente não fosse possível). De toda forma, a primeira e a segunda parte fizeram lindamente seu trabalho, portanto, a nota do livro e minha impressão geral não foram afetadas.

Recomendo a leitura, mas peço que se atentem ao aviso logo no início da resenha!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️

Até a próxima!

#ogalinheiro #amauriciolopes #edicaoindependente #terror #suspense #thriller #livronacional #leianacionais #livro #book #igliterario #bookstagram #bibliotecadaaline

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Resenha | Perdido em Marte, de Andy Weir


A história deste livro já começa muito interessante: durante uma fortíssima tempestade de areia em Marte, a Nasa resolve abortar a missão Ares 3. Toda a tripulação deve sair do planeta o mais rápido possível, porém, Mark Watney sofre um sério acidente durante o percurso. Seus colegas acreditam que ele está morto e vão embora sem ele. A grande questão é: Mark Watney, na verdade, está vivo e, agora, completamente sozinho em Marte. E, para "melhorar", está sem qualquer comunicação com a Terra ou com a nave da tripulação. Começa, então, uma luta pela sobrevivência, até que um resgate seja possível.

Acredito que o ponto forte do livro é o humor do protagonista. Mark Watney é muito engraçado! Mesmo nos momentos de maior tensão, onde tudo pode dar errado (errado meeeeesmo), há leveza na forma como ele nos conta a história. Há também muitas partes puramente técnicas, mas a forma como ele nos descreve os procedimentos, a "matemática, física e química" das coisas, deixa tudo muito interessante, não achei nada chato.

Sobre a ambientação, achei incrível. Quando eu era pequena, queria ser astronauta (acho que muita gente já quis também, né?) e sempre pesquisei muito sobre o assunto, portanto, adorei receber tantos detalhes sobre Marte e, de forma mais genérica, sobre o Espaço. Ajudou muito o fato de que eu já estava com muita vontade de ler um livro sobre este tema, então estava tudo "perfeito, sem defeitos".

Obs.: me emocionei com o final, derramei lagriminhas (sim, eu sou emocionada além da conta) 😅

Obs. 2: não assisti ao filme (e provavelmente não assistirei, meu defeito é ter preguiça de filmes e séries 😑).

Quero muito ler os outros livros deste autor!!!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐🧡

Até a próxima!

#perdidoemmarte #andyweir #arqueiro #livro #book #igliterario #bibliotecadaaline