segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Resenha | Maze Runner: A Cura Mortal, de James Dashner

CONTÉM SPOILERS SOBRE OS LIVROS ANTERIORES!
VOCÊ FOI AVISADO(A)!

Sinopse:

Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento Final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível... Uma solução mortal, sem retorno.


Veja bem, caro leitor, eu sei que esta resenha deveria ter sido publicada há um bom tempo, mas antes tarde do que mais tarde ainda, né? hehe :(

Dos três livros que compõem essa trilogia (lembrando que Maze Runner: Ordem de Extermínio é um livro extra), achei que Maze Runner: A Cura Mortal foi o mais fraco deles. Já concluí a leitura há alguns meses, mas como não tenho uma memória muito boa, não me lembro mais dos detalhes. Tentarei explicar da melhor forma possível.

Após passarem por mais um teste do CRUEL, Thomas e seus amigos conseguem escapar e partem em busca de uma solução para vencê-los. O mundo está cada vez mais tomado pelo Fulgor, Thomas não quer suas memórias de volta e ninguém mais sabe em quem confiar. Muitos problemas surgem no caminho dos garotos, que conseguem aliados pra lá de determinados.

O fato é que aquele ritmo frenético e dinâmico dos volumes anteriores não se aplica a este, o que deixa a história maçante e cansativa em alguns momentos. Além disso, muitas lacunas foram deixadas pelo autor. Embora exista um livro extra, ele é focado nos acontecimentos que antecedem a entrada dos garotos no Labirinto, o que não ajuda a compreender, em sua totalidade, o que acontece depois. Desta forma, a trilogia se encerra com várias questões mal resolvidas. A principal delas, a meu ver, é a relação Thomas x Teresa. Depois de tanto mimimi por parte do Thomas anteriormente, achei que faltou explicação e o desfecho não foi apropriado.

Mesmo assim ainda é um bom livro e recomendo a leitura. Mas preparem os lencinhos, porque tem um acontecimento no meio da história que é de "derrubar forninhos". :'(

Em breve retorno com a resenha de Maze Runner: Ordem de Extermínio.

Até a próxima, pessoal!


Informações gerais 
Título da obra: Maze Runner: A Cura Mortal

Autor(a): James Dashner
Ano da edição lida: 2012
Editora: Vergara & Riba Editoras
Páginas: 368
Classificação no Skoob: ✯✯✯